° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Com Mineirão lotado, Atlético e América se enfrentam em capítulo final do Mineiro 2016

Alvinegros e alviverdes entram em campo no Gigante da Pampulha às 16h

Por

3602408

Chegou o grande dia. Atlético e América decidem neste domingo, a partir das 16h, no Mineirão, o último capítulo do Campeonato Mineiro 2016. Após o triunfo do Coelho no primeiro jogo, por 2 a 1, no Independência, o Galo precisa da vitória, por qualquer placar, para conquistar o bicampeonato. Qualquer outro resultado garante ao Alviverde a taça, que não vai para o Lanna Drumond desde 2001.

O Gigante da Pampulha estará lotado. Todos os ingressos para a torcida do Atlético foram vendidos. Os americanos compraram grande parte da carga destinada ao clube.

O Atlético chega empolgado após a classificação diante do Racing na Copa Libertadores. Com a segunda melhor campanha na primeira fase do Estadual, o Galo iniciou a decisão com vantagem e precisa apenas de um triunfo simples para levantar a taça pela 44ª vez.

O América, que correu sérios riscos de ser eliminado na primeira fase, com campanha irregular fora de casa, chega ao Mineirão descansado pela semana sem jogos e precisando de apenas um empate para voltar a sentir o gosto de ser campeão mineiro.

Atlético

O técnico Diego Aguirre esconde de todas as formas o time que entrará em campo pelo Atlético, na decisão do Campeonato Mineiro, neste domingo, contra o América. Com a escalação indefinida para a imprensa e a torcida atleticana, o uruguaio pode entrar com a mesma equipe que enfrentou o Racing, na última quarta-feira, pela Copa Libertadores. Ainda assim, se optar por poupar jogadores com desgaste físico, o comandante alvinegro tem boa opções para o setor ofensivo, como Clayton, Hyuri e Cazares.

O próprio Aguirre admitiu que não tem desfalques para a partida final do Estadual. Todos os atletas que atuaram na vitória do Galo sobre os argentinos estão liberados para a decisão. O treinador ainda ganhou a volta do meia equatoriano, vetado para o jogo pela competição continental por causa de uma infecção na perna.

Apesar de fechar todo o último treinamento, na Cidade do Galo, e de nem sequer divulgar a lista de relacionados para o confronto contra o Coelho, o técnico confirmou que definiria, entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, a equipe que entrará em campo.

Entre os atletas que mais atuaram pelo Atlético na temporada, Rafael Carioca (com 18 jogos) e Robinho (com 15) já admitiram cansaço após a série de partidas decisivas. Os laterais Marcos Rocha e Douglas Santos e atacante Lucas Pratto (com 17 partidas) vêm logo atrás do volante em número de atuações. Como o empate dá o título ao América, Aguirre pode ter que arriscar e colocar suas peças mais importantes em campo. Entre elas, os artilheiros do time na temporada, Robinho e Pratto, ambos com 10 gols. Qualquer vitória leva o Galo a sua 44ª taça estadual.

“Foi muito importante o gol do Lucas Pratto. Temos que fazer um gol de diferença. Não podemos sair desesperados. Temos que buscar o jogo nos 90 minutos e com um gol acho que é possível. Temos que trabalhar muito para defender, não levar gol e estar 100% psicologicamente para enfrentar esse jogo difícil. Mas nós queremos ganhar esse título e vamos dar tudo para que possa acontecer”, disse Diego Aguirre.

América

O América entra em campo campeão mineiro de 2016. Se João Ricardo não for vazado neste domingo no Mineirão, o Coelho levantará a taça que não vê desde 2001. A vitória por 2 a 1 no primeiro jogo da decisão, semana passada, no Independência, mudou a vantagem de mãos, mas nada que deixe os americanos tranquilos em relação ao clássico.

Enquanto o rival jogava pela Copa Libertadores, o América apenas treinou, deixando os jogadores mais preservados para a decisão. O técnico Givanildo Oliveira fechou dois treinos durante a semana que fecha o Campeonato Mineiro. O comandante escondeu a escalação da imprensa, mas o time não deve ter muitas surpresas.

A grande ausência para a decisão é a do volante Pablo, que sofreu uma lesão muscular e deve ficar fora por cerca de dois meses. Para o lugar dele, Givanildo deve escalar o lateral Artur improvisado pela direita. Outra mudança em relação ao time que começou jogando no primeiro jogo deve ser a entrada de Danilo, autor dos dois gols da vitória por 2 a 1, no lugar de Tiago Luís, que foi poupado durante grande parte da semana por causa do choque de cabeça na partida contra Red Bull Brasil.

A dúvida que paira na cabeça de todos é quem vestirá a camisa 9 do América no jogo deste domingo. Na primeira partida, sem Victor Rangel, jogou Borges. Agora, o antigo titular está recuperado. Os dois brigam pela vaga.

O técnico Givanildo Oliveira não acredita que o peso de 15 anos sem a conquista do Mineiro afete os jogadores e sua comissão técnica. “Para mim não tem peso nenhum. Nem para mim, nem para os jogadores. A imprensa vive de retrospectiva, números. A gente aqui não tem nada a ver com os anos sem conquistar o Mineiro. Temos que pensar em nosso momento. Estamos em uma final, perto de conquistar o título”, disse.

ATLÉTICO X AMÉRICA

ATLÉTICO

Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Júnior Urso e Robinho; Carlos e Lucas Pratto
Técnico: Diego Aguirre

AMÉRICA
João Ricardo, Artur, Alison, Sueliton e Bryan; Leandro Guerreiro, Claudinei, Rafael Bastos, Osman e Danilo; Victor Rangel
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data e hora: domingo, 8 de maio, às 16h

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos (Fifa-BA) e Carlos Berkenbrock (CBF-SC)