° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Em parceria desde a adolescência, uruguaios do Cruzeiro curtem nova fase da carreira em BH

Entre carnaval, visitas a zoológico e pontos turísticos, De Arrascaeta e Federico Gino utilizam amizade de longa data como fator para facilitar adaptação à capital mineira

Por

3604423

“Agora sim, irmão. Bem-vindo à banda”, festejava De Arrascaeta, em mensagem publicada no Twitter no fim de janeiro. Naquela ocasião, o meia uruguaio comemorava a contratação de Federico Gino pelo Cruzeiro. Meia e volante cultivam longa amizade, que têm sido determinante para a boa adaptação dos dois jogadores uruguaios a Belo Horizonte.

A parceria entre De Arrascaeta e Gino começou ainda na adolescência, enquanto vestiam a camisa do Defensor. Juntos, eles jogaram também pela Seleção Uruguaia sub-20, vice-campeã mundial em 2013. A trajetória nos gramados colaborou para o crescimento da amizade, que agora tem novos “capítulos” no futebol brasileiro.

De Arrascaeta não esconde que a chegada de Gino ao Cruzeiro o ajudou a ficar mais à vontade em Belo Horizonte. “Pessoalmente, tenho aqui um dos meus melhores amigos do Uruguai, o Federico. Obviamente, a gente se sente mais tranquilo, melhor. Temos de colocar isso dentro de campo”, destacou.

Adversário do Cruzeiro na Libertadores de 2014, De Arrascaeta foi contratado no início do ano seguinte, como um dos principais candidatos a amenizar as perdas de destaques do time bicampeão brasileiro, como Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. No primeiro ano na Toca da Raposa, o camisa 10 encontrou dificuldades para se firmar na equipe. Já em 2016, o meia passou a ter mais chances com o técnico Deivid. E a adaptação ao time celeste ganhou a ajuda fora de campo de Federico Gino.

A apresentação do volante como um dos reforços do Cruzeiro para 2016 foi acompanhada de perto por De Arrascaeta. E não foi só a Toca da Raposa que foi apresentada pelo meia ao amigo. “Com Giorgian, quando cheguei aqui, passamos todos os dias juntos. Ele me levou para conhecer Belo Horizonte, fomos a vários lugares. Isso me ajudou muito, porque ele conhece muito aqui. Fomos ao zoológico, à Igreja da Pampulha e ao parque (Guanabara). São muitas coisas que, na verdade, temos feito em Belo Horizonte”, revelou Gino.

Os uruguaios aproveitam os momentos de folga para diversos alternativas de diversão, sempre registradas em redes sociais. No carnaval, De Arrascaeta foi homenageado pelo bloco Rapozama, de Congonhas, e aproveitou para levar o amigo para a festa. Também no interior de Minas, De Arrascaeta e Gino se vangloriaram de peixes pescados numa fazenda em Inhaúma.

No Cruzeiro, eles ainda não estiveram em campo juntos. No último domingo, durante vitória sobre o Guarani, Gino foi acionado pelo técnico Deivid para substituir Ariel Cabral no mesmo momento em que De Arrascaeta dava lugar a Matías Pisano. Aquele foi o único jogo do time celeste em que os dois uruguaios participaram. Já neste domingo, Gino será titular diante do Boa Esporte, enquanto De Arrascaeta, assim como grande parte dos titulares, deverá ser poupado e nem viajar até Varginha.