{{channel}}
Xerife de volta ao seu território
Um dos destaques da boa campanha do Cruzeiro nos últimos jogos, Manoel retorna à terceira melhor defesa do Brasileiro, superada apenas pelas de Corinthians e Grêmio
“Dentro de campo, estamos mostrando nosso potencial. Temos conseguido grandes resultados. Mas ainda temos muito a fazer, temos de trabalhar bastante para buscar mais seis vitórias, a começar por este jogo contra o Avaí”, afirma o xerife celeste, que chegou à Toca da Raposa em meados do ano passado e se tornou titular pelas boas atuações e devido à contusão de outros zagueiros, como Dedé, que se recupera de cirurgia no joelho. “Desde que cheguei, busquei meu espaço, trabalhei forte. A recompensa é esta sequência boa. Espero continuar ajudando a equipe.”
O cartão amarelo que o tirou do jogo em Goiânia foi apenas o terceiro no Brasileiro. Levando-se em conta que ele só havia ficado fora da partida diante da Ponte Preta, pela terceira rodada, por decisão do então técnico, Marcelo Oliveira, que poupou titulares para a Copa Libertadores, Manoel mostra que consegue aliar eficiência a jogo limpo. O entrosamento com Bruno Rodrigo também contribui. Juntos, eles atuaram em 18 partidas no Brasileiro, com sete vitórias, quatro empates e sete derrotas, 24 gols a favor e 16 contra. “Eu e o Bruno Rodrigo conversamos bastante durante os jogos e treinos. Falamos também com o Fábio, que tem uma boa visão ali atrás. O importante é que todo mundo está se ajudando, procurando fazer o melhor. Por isso, as coisas estão dando certo para a nossa equipe.”
Amanhã, na Ressacada, o Cruzeiro enfrentará a equipe com o quinto pior ataque do Nacional, mas isso não faz Manoel relaxar. “O Brasileiro é muito difícil. Tanto os times que estão em cima quanto os de baixo exigem muito a cada jogo. Uma prova foi o jogo com o Goiás. Temos de trabalhar firme para continuar conquistando bons resultados”, diz o zagueiro, que aproveitou a semana passada para se recuperar de entorse no tornozelo direito. “Trabalhei sozinho na folga (terça-feira), pois fiquei alguns dias só me tratando. Agora, estou bem preparado para enfrentar o Avaí.”
Além da volta de Manoel, o Cruzeiro terá outra mudança amanhã. Com o volante Willians suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Mano Menezes escala Charles ao lado de Henrique e Ariel Cabral. O treinador também estuda, durante a partida, o aproveitamento do lateral-direito Mayke no setor. “Ele jogou no meio-campo na base e isso facilita. Então, é uma possibilidade, pois tem qualidade e dá boa passagem pelo lado do campo”, justifica. Na frente, o atacante Allano, que se contundiu no treino da manhã de quarta-feira, está vetado. Marcos Vinícius está mantido ao lado de Willian e De Arrascaeta.
FORÇA FÍSICA Como há previsão de chuva na capital catarinense, Mano também prepara jogadores de maior força física, como Júlio Baptista e Leandro Damião. “Com o gramado mais pesado, a tendência é um jogo mais disputado, mais aguerrido, que exigirá mais, e estamos preparados para isso. Vou levar os dois para o caso de necessidade.”
PRODUÇÃO DO ZAGUEIRO
65
jogos tem Manoel pelo Cruzeiro
3 gols
o zagueiro marcou com a camisa celeste
30
partidas ele disputou, das 32 do time no Brasileiro
10
jogos em média ele demorou para receber cada cartão amarelo
O ADVERSÁRIO
Promoção para ajudar Avaí a quebrar tabu
Com três derrotas e dois empates nas últimas cinco rodadas, o Avaí não pode pensar em outro resultado que não a vitória diante do Cruzeiro, amanhã, na Ressacada. Por isso, a diretoria manteve o desconto de 50% para quem comprar ingresso vestido com a camisa do clube para as cadeiras, que custam R$ 60, cada. Será preciso muito apoio, pois, além de estarem em momentos opostos no Brasileiro, o time catarinense jamais venceu o mineiro: em sete jogos, foram quatro empates e três derrotas.
ESTRELADAS...
VAI TREINAR. MAS ONDE?
A delegação celeste viaja hoje pela manhã para Florianópolis, onde enfrenta o Avaí amanhã. As condições climáticas vão definir onde a equipe treinará esta tarde na capital catarinense. Se o tempo for bom, a atividade será no CT do Figueirense. Se houver chuva, será em um campo de grama sintética coberto.
VINÍCIUS ARAÚJO LIBERADO
Um dia depois de Allano se contundir, outro atacante, Vinícius Araújo (foto), deixou ontem o departamento médico. Recuperado de luxação na clavícula direita, no fim do empate com o Atlético-PR, há duas semanas, ele foi liberado para iniciar o recondicionamento físico e poderá ficar à disposição para o jogo contra o São Paulo, em 8 de novembro, no Mineirão.