{{channel}}
Com possibilidade de G5, matemático amplia perspectiva celeste de Libertadores; veja cenário
Caso Santos seja campeão da Copa do Brasil e 'saia da briga' do Brasileiro, chance do Cruzeiro duplica, pois Raposa tem confronto direto com outros quatro concorrentes
As eliminações de Atlético-PR e Chapecoense na Copa Sul-Americana impediram que a zona de classificação para a Libertadores ficasse restrita a três equipes. Caso um brasileiro se sagrasse campeão da competição continental, essa equipe se classificaria para a Libertadores, retirando uma das vagas que seriam dadas através do Campeonato Brasileiro.
Se não haverá um G-3, agora a possibilidade é de surgir um G-5. E isso é consequência de como foi definida a Copa do Brasil. Santos e Palmeiras, que brigam pela classificação para a Libertadores através do Brasileirão, agora podem conquistar a vaga no torneio se vencerem a Copa do Brasil. Dessa forma, caso o campeão do torneio eliminatório esteja também entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, o quinto colocado herdará a vaga na Libertadores.
Projeções do Cruzeiro
A pedido do Superesportes, o professor de matemática da UFMG, Gilcione Nonato Costa, calculou as chances de o Cruzeiro ir para a Libertadores nas duas situações: caso o Palmeiras vença a Copa do Brasil e caso o Santos seja o campeão.
Para o torcedor cruzeirense, um possível título do Peixe seria melhor. O Cruzeiro tem 2,4% de chance ir para a Libertadores, caso o Santos vença a Copa do Brasil – antes da definição da final, a probabilidade era de 1,2%. Se o Palmeiras for o campeão, a chance celeste fica em 1,5%.
”O Cruzeiro tem uma chance real de Libertadores somente se vencer os seis jogos restantes. Se isso ocorrer, aliado a um possível título do Santos, a chance celeste sobe para 93%. Só um azar muito grande para não se classificar nesse cenário”, explicou Gilcione.
Esse cenário só é possível porque, dos principais concorrentes diretos do Cruzeiro, ele só não tem confronto direto com o próprio Santos, fato que dificulta a equipe tirar a diferença atual de seis pontos. Portanto, se o Peixe se garantir na Copa do Brasil, ele sai da briga no Brasileirão. Além disso, o Santos é o atual 4º colocado e, portanto, tem mais chance atualmente de terminar no G-4.
Porém, se o Cruzeiro tropeçar em algum dos seus seis compromissos finais, suas chances reduzem drasticamente. “Se o Cruzeiro perder algum jogo agora, praticamente sepulta suas chances, pois a pontuação de 59 pontos é facilmente alcançável pelos concorrentes”.
O Cruzeiro ainda enfrenta nesta reta final Avaí (f), São Paulo (c), Sport (c), Palmeiras (f), Joinville (c) e Internacional (f).