° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Azar de uns, sorte de outros

Se por um lado as lesões levam Levir Culpi a fazer mudanças forçadas na equipe, por outro abrem espaço para quem perdeu a vaga de titular. Três disputam o lugar do contundido Luan

Por

3623576
As mudanças por contusão são frequentes no Atlético desde o início da temporada, obrigando o técnico Levir Culpi a mudar o esquema tático da equipe e a abrir mão da formação que considera ideal. Novamente, o treinador deve fazer mudanças, desta vez no setor ofensivo, diante do Figueirense, sábado, às 21h, no Independência, partida em que o alvinegro lutará para manter a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Com a provável ausência do atacante Luan, que sofreu entorse no joelho direito, abre-se uma vaga entre os titulares: e ela poderá ser ocupada por Dátolo, Guilherme ou Carlos.

O argentino era um dos jogadores de confiança de Levir até sofrer estiramento muscular e ficar 20 dias sem jogar. Agora, precisará reconquistar a posição e o prestígio. Seu último jogo foi a vitória sobre o Joinville por 1 a 0, no Mineirão, em 28 de junho. Se Dátolo for escolhido, o treinador pode voltar ao esquema com apenas um volante de origem, já que o gringo também ajuda na marcação.

“É difícil recuperar a posição, porque o time está ganhando e todos estão atuando bem. Mas aqui ninguém tem vaidade. Temos de torcer um pelo outro para ganharmos coisas importantes”, diz o argentino, que reconhece que não vinha rendendo seu máximo antes de se machucar, mas entende que o melhor é trabalhar de forma tranquila. “A única coisa que tenho que fazer é me esforçar e jogar futebol. O torcedor pode criticar porque paga o ingresso. Não posso agradar todo mundo. É assim que funciona. Tento fazer o melhor em campo.”

Outra opção de Levir, Guilherme ainda não começou jogando desde que teve frustrada sua transferência para o Cruz Azul, do México. Com ele, a equipe atuaria de maneira mais cadenciada, mas naturalmente perderia em velocidade. O armador demonstrou publicamente insatisfação com o treinador por não ser aproveitado da forma que gostaria: desde que se recuperou de contusão muscular, só foi utilizado no segundo tempo das partidas, jogando no máximo 45 minutos. A comissão técnica já deixou claro que faz uma programação especial com o atleta, para evitar que ele sofra mais lesões.

Já o prata da casa Carlos foi o substituto de Luan no decorrer do jogo com o Corinthians, em São Paulo, e seria a opção mais indicada, caso Levir queira manter a característica do time alvinegro, com dois pontas. Mesmo no banco, o atacante vem sendo sondado por clubes da Europa e pode até deixar o Atlético no fim da janela de transferências, que expira em 31 de agosto.

PROBLEMAS Levir tenta administrar os problemas dentro e de fora das quatro linhas para que os jogadores mantenham concentração total no Brasileiro. Dos quatro primeiros na classificação, o Galo será o único a atuar em casa pela 15ª rodada – o vice-líder, Corinthians, visita o Coritiba, enquanto o Fluminense vai a Chapecó encarar a Chapecoense e o Sport joga contra o Grêmio em Porto Alegre.

O duelo com o Figueirense será o primeiro dos dois consecutivos da equipe atleticana diante da torcida, já que na semana que vem o adversário será o São Paulo, no Mineirão. “O pensamento é buscar seis pontos, porque o Corinthians deu uma encostada na gente. O Corinthians joga duas vezes fora e é preciso se distanciar. No returno, as coisas se definem. Precisamos vencer ambos e depois arrancar pontos fora”, ressalta o volante Rafael Carioca, que renovou o contrato com o Galo por mais quatro anos.