° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Quarteto fantástico decidirá o título

Botafogo conquista Taça Guanabara e terá o heroico Fluminense como adversário nas semifinais. Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco apontará o outro finalista

Por

Único time presente na zona de classificação nas 15 rodadas da fase classificatória do Campeonato Carioca, o Botafogo conquistou nesta quarta-feira o título da Taça Guanabara e entrará em vantagem na briga pelo título contra os arquirrivais Flamengo (vice), Vasco (terceiro) e Fluminense (quarto). Protagonista da classificação heroica de ontem, o tricolor abriu 1 x 0 diante do Madureira, sofreu o empate, mas venceu a partida no último lance por 2 x 1, despachou o tricolor suburbano e carimbou a presença dos quatro grandes no mata-mata. A última vez que o quarteto disputou o título entre si foi em 1994, mas o regulamento era diferente. Um quadrangular — todos contra todos — apontou o Vasco campeão.

Daqui em diante, os mata-matas serão disputados em duelos de ida e volta. Botafogo e Fluminense — o Clássico Vovô — abrem a semifinal neste sábado, às 18h30. No domingo, às 16h, o Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco inicia a disputa pela outra vaga. O título será definido em 26 de abril e 3 de maio. Há chance de decisão entre os pares da Federação do Estado do Rio — Botafogo e Vasco — ou dos inimigos da entidade presidida por Rubens Lopes, ou seja, Fla e Flu, que protestaram juntos no domingo.

Campeão da Taça Guanabara graças a uma vitória diante do Macaé por 1 x 0, no Estádio Nilton Santos, o Botafogo somou o mesmo número de pontos do Flamengo (36), mas faturou o título nos critérios de desempate. O alvinegro se recuperou rapidamente do rebaixamento para a Série B do Brasileiro e montou um time competitivo não somente para brigar pelo título estadual, mas também pelo acesso à Série A. O estilão de psicólogo do treinador René Simões e o fiel escudeiro — o delegado Antônio Lopes — enquadraram até mesmo o atacante Jobson, uma das estrelas alvinegras.

Vice da Taça GB após o empate sem gols com o Nova Iguaçu, em Macaé, o Flamengo ainda é o favorito à conquista do bi. Na primeira fase, venceu os clássicos contra Vasco e Fluminense e só perdeu para o Botafogo. Além do primeiro turno, ganhou a taça batizada pela Federação do Estado do Rio de Super Clássicos. O rubro-negro conta com um ataque potente formado por Marcelo Cirino e Alecsandro, artilheiros do time com nove gols. No entanto, o assédio do São Paulo ao técnico Vanderlei Luxemburgo pode tirar o foco do título. O treinador é um dos mais cotados para assumir o lugar deixado por Muricy Ramalho (leia matéria abaixo).

Na fila desde 2003, o Vasco precisa do título neste ano para não igualar seu maior jejum. O time cruz-maltino não viu a cor da taça de 1958 a 1970. O Vasco venceu o Fluminense, empatou com o Botafogo e travou um clássico duro na derrota para o Flamengo por 2 x 1. Por outro lado, vacilou em partidas aparentemente fáceis, como a surpreendente derrota para o Friburguense, por 5 x 4. Bipolar, a equipe cruz-maltina confirmou o terceiro lugar ao golear o Volta Redonda por 4 x 1.
Milagre

Mesmo com um elenco enfraquecido depois da perda do patrocínio da Unimed, o Fluminense conseguiu chegar às semifinais do Carioca se arrastando. Sem Conca, negociado com o futebol chinês, e Fred, suspenso por ter sido expulso no Fla-Flu de domingo passado, o tricolor das Laranjeiras se superou ontem, em Volta Redonda, e mantém o sonho do 32º título estadual.