° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Na volta de Bernard a Brasília, Shakhtar Donetsk enfrenta o Flamengo em Brasília

De volta à capital seis meses depois de seu último momento com a Seleção, o meia-atacante do Shakhtar Donetsk arrisca ter, outra vez, protagonismo nenhum no Estádio Mané Garrincha

Por

3639078

 

Na última vez que pisou num estádio de Brasília, Bernard passou 90 minutos no banco de reservas. A ausência dele no Brasil 0 x 3 Holanda, disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo, foi só um dos reflexos do 7 x 1 diante da Alemanha, desastre de quatro dias antes. De volta à capital seis meses depois de seu último momento com a Seleção, o meia-atacante do Shakhtar Donetsk arrisca ter — outra vez — protagonismo nenhum no Estádio Mané Garrincha.

Hoje, o time pentacampeão ucraniano enfrenta o Flamengo em amistoso de pré-temporada válido pela Granada Cup. Os adversários chegaram ontem a Brasília e Bernard foi um dos mais tietados pela torcida no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. “Fico feliz com a recepção. É uma alegria muito grande estar recebendo esse carinho e a gente tenta retribuir da melhor maneira possível”, disse. Mesmo assim, Bernard, que custou 25 milhões de euros há 18 meses e veste a camisa 10 do Shakhtar, não tem presença garantida como titular. O atleta decepciona no futebol ucraniano, virou reserva não jogou nem na derrota por 3 x 2 para o Bahia, na sexta-feira.

Entre todos os jogadores que pisaram no Mineirão naquele 7 x 1, Bernard é o que vive pior momento na carreira — justamente o menino “com alegria nas pernas”, como tentou definir o técnico Luiz Felipe Scolari, ao elogiá-lo durante o Mundial.

Aos 22 anos, o meia-atacante revelado pelo Atlético-MG causou embaraço quando cobrou publicamente que fosse negociado, devido aos confrontos na Ucrânia durante boa parte de 2014. Em campo perdeu-se. Dos 24 jogos oficiais do Shakhtar, foi titular em apenas seis, e em nenhum deles teve papel relevante. Em nove deles, passou o tempo inteiro no banco de reservas.

Desde o vexame do Brasil diante da Alemanha, Bernard só atuou por 90 minutos uma vez, contra o Poltava, time da segundona ucraniana, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa da Ucrânia. Naquele dia, quando o técnico Mircea Lucescu colocou apenas os reservas em campo, ele marcou dois gols, os únicos que fez em toda a temporada. O Shakhtar ganhou por 4 x 1, mas já havia vencido a partida de ida por 5 x 1, fora de casa.

Cariocas


Depois de duas semanas de pré-temporada em Atibaia (SP), o Flamengo joga, hoje, pela segunda vez no ano. Na quarta-feira, o rubro-negro empatou em 1 x 1 com o Red Bull-SP. O técnico Vanderlei Luxemburgo não gostou do rendimento, mas minimizou o resultado. “Quero um ataque veloz e equilíbrio entre setores”, explicou.

O Fla tem trabalhado com uma nova formação, mais ofensiva, com Eduardo da Silva, Everton, Gabriel e Marcelo Cirino. No intervalo, o quarteto deu lugar a Arthur Maia, Mugni, Nixon e Alecsandro. As substituições vão se repetir, hoje, no Mané Garrincha. “Vou usar 45 minutos para cada time”, avisa Luxemburgo.


6 jogos
Número de vezes que Bernard foi acionado como titular depois dos 7 x 1: apenas 25% dos jogos do Shakhtar


Pátria amada, Shakhtar
Dos 27 jogadores do Shakhtar no Brasil, 12 são brasileiros: Ilsinho, lateral-direito, e Ismaily e Márcio Azevedo, laterais-esquerdos, jogam com frequência. O elenco ainda tem dois volantes nascidos no Brasil, Fred e Fernando. Os outros atuam do meio para a frente: Alex Teixeira, Wellington Nem, Dentinho, Douglas Costa, Marlos, Taison e Luiz Adriano, além de Bernard.


Programe-se


Ingressos
A venda de bilhetes para o duelo entre Flamengo e Shakhtar continua hoje, no Mané Garrincha, até a hora da partida. Os preços variam de de R$ 60 (meia) a R$ 280.


Ficha

17h

FLAMENGO X SHAKHTAR DONETSK

Estádio Mané Garrincha

Brasília (DF)

Transmissão
Esporte Interativo e SporTV

Granada Cup

Amistoso

FLAMENGO (4-2-3-1)

Paulo Victor; Leonardo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico (Thalysson); Cáceres e Canteros; Marcelo Cirino, Eduardo da Silva (Arthur Maia) e Everton; Gabriel
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SHAKHTAR (4-2-3-1)
Pyatov; Ilsinho, Kryvtsov, Rakitskiy e Shevchuk; Stepanenko (Fernando) e Fred; Douglas Costa, Alex Teixeira e Taison (Bernard); Luiz Adriano (Gladky)
Técnico: Mircea Lucescu

Árbitro: não divulgado