{{channel}}
Bola de Ouro: Neymar e Jorginho disputam título de melhor do mundo
Goleiro Ederson, do Manchester City, concorre ao Troféu Yashin
[SAIBAMAIS]Dois veteranos chamam a atenção: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi foram indicados pela 17ª e 15ª vez, respectivamente. Por outro lado, 15 dos 30 jogadores são finalistas pela primeira vez. Um deles é Jorginho. O meio-campista aparece como um dos nomes mais imponentes depois de uma temporada bastante vitoriosa na Europa. Ele conquistou os títulos da Liga dos Campeões (com o Chelsea) e da Eurocopa (com a Itália). Justamente em virtude destes resultados, foi coroado pela UEFA com o prêmio de melhor jogador da temporada 2020-2021, em agosto.
Neymar, por sua vez, concorre à Bola de Ouro pela décima vez. As primeiras duas indicações foram quando ainda defendia o Santos. Foram outras quatro indicações pelo Barcelona e esta é a quarta pelo PSG. Ele nunca venceu. Chegou em terceiro lugar em duas ocasiões: em 2017, quando ficou atrás de Cristiano Ronaldo e Messi e em 2015, quando a premiação ainda era entregue em parceria com a FIFA, com o português e o argentino invertendo posições.
Em termos de clubes, os mais bem representados foram os finalistas da última edição da Liga dos Campeões da Europa: Chelsea e Manchester City, ambos da Inglaterra, tiveram cinco indicados cada um.
Ederson, do City, concorre ao Troféu Yashin
A revista francesa também premiará a melhor jogadora do futebol mundial, o melhor atleta sub-21 e o melhor goleiro. Nesta última categoria, chamada de Troféu Yashin - homenagem ao lendário goleiro russo Lev Yashin - o brasileiro Ederson, do Manchester City, é um dos concorrentes. O atual vencedor na categoria é outro brasileiro: o goeliro Alisson, atleta do Liverpool. e da seleção brasileira. Ele foi laureado 2019. No ano passado, não houve entrega de nenhum dos prêmios, em virtude da pandemia da covid-19.