° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Para validar 'era Tite', Seleção Brasileira tenta título da Copa América diante do Peru

Eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo e a queda na qualidade do futebol botaram em xeque a filosofia do treinador

Por

3529398
A Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar o Peru neste domingo, às 17h, no Maracanã, em partida que vale, além do título da Copa América, a validação do trabalho do técnico Tite à frente do time canarinho. Embora os números sejam incontestáveis – são 32 vitórias, sete empates e apenas duas derrotas em três anos –, a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo e a queda na qualidade do futebol nos amistosos pós-Rússia botaram em xeque a filosofia do treinador, quase uma unanimidade antes do Mundial.

Curiosamente, o adversário deste domingo é o mesmo que definiu a queda de seu antecessor. A derrota para o Peru por 1 a 0, em Foxborough-EUA, em 12/6/2016, decretou a vexatória eliminação na primeira fase da Copa América Centenário e o fim da segunda passagem de Dunga, depois de 26 jogos (18 vitórias, 5 empates e 3 derrotas). Tite foi anunciado na semana seguinte, assumindo a Seleção na apenas na sexta colocação das Eliminatórias.

Campeão mundial no Corinthians, Tite mudaria tática e emocionalmente a equipe brasileira. Promoveu o retorno de jogadores como Marcelo, Paulinho, Renato Augusto e trocou atacantes experientes, como Jonas e Ricardo Oliveira, pelo jovem Gabriel Jesus, à época no Palmeiras. Jesus, hoje no Manchester City, é o artilheiro da era Tite, com 17 gols, e foi fundamental para a classificação à final, com um gol e uma assistência na vitória sobre a Argentina por 2 a 0, terça-feira, no Mineirão.

Tite levou o Brasil a uma campanha brilhante nas Eliminatórias, terminando em primeiro, com grandes vitórias sobre Argentina e Uruguai – com direito a goleada por 4 a 1, em pleno Centenário, em Montevidéu. Nos amistosos, destaque para o triunfo sobre a Alemanha, por 1 a 0, no reencontro dos dois times depois do triunfo germânico por 7 a 1, no Mineirão, na Copa’2014.



Ao contrário das expectativas, o Brasil não jogou bem no Mundial, à exceção de lampejos contra Sérvia e México. Estreou com empate com a Suíça e, com a suspensão de Casemiro, foi presa fácil para a Bélgica, caindo nas quartas de final pela terceira vez em quatro Mundiais. Desde então, o Brasil não foi o mesmo. Mesmo com a sequência de seis vitórias sem sofrer gols pós-Mundial, o time de Tite parou de encantar. Chegou à Copa América ofuscado pelas polêmicas envolvendo Neymar, que se lesionou no penúltimo amistoso antes da competição. No torneio continental, empatou sem gols com Venezuela e Paraguai, mas chega à decisão animado com a vitória sobre a Argentina.


Primeira vez

Depois da vitória sobre a Argentina, o futuro de Tite na Seleção foi posto em suspeita, depois que o jornalista Juca Kfouri noticiou sobre a possível insatisfação do treinador, depois das saídas de Sylvinho e Edu Gaspar – que deixa a coordenação depois da Copa América. A CBF, em nota, negou. Nesse sábado, o técnico falou pela primeira vez sobre o tema e garantiu que cumprirá seu contrato.

Questionado três vezes sobre o tema, ele respondeu de forma direta e comentou sobre si mesmo em terceira pessoa. "Até 2022 é o contrato, após a Copa do Mundo. É o contrato que o Tite manteve com o Rogério [Caboclo, presidente da CBF]", afirmou.



Neste domingo, Tite estreia no Maracanã como mandante. “Quando você fala que é jogador, pergunta: jogou onde? jogou no Maracanã? Não? Então não é jogador! Comigo, é a mesma coisa. Treinou onde? Treinou no Maracanã? Não? Então não é técnico! E agora eu vou treinar no Maracanã pela primeira vez na minha carreira”, brincou, no Mineirão, depois do triunfo contra a Argentina. No Maracanã, o Brasil também tenta manter a escrita de ter vencido todas as edições de Copa América que sediou (foram quatro troféus até agora). Também tenta diminuir a diferença de títulos (oito) para Uruguai (15) e Argentina (14).



Com lesão na coxa direita, o meia-atacante Willian está fora da final. Na lateral esquerda, há uma dúvida entre o titular Filipe Luís, recuperado de um incômodo na coxa direita, e o suplente Alex Sandro.

Filipe Luís treinou normalmente na sexta-feira e nesse sábado.

O Peru, goleado pelo Brasil por 5 a 0, na primeira fase, eliminou favoritos como Uruguai (pênaltis)  e Chile (3 a 0) e vai em busca do terceiro título, depois de vencer em 1939 e 1975. Os destaques do time do argentino Ricardo Gareca no torneio são Edison Flores e Paolo Guerrero, com dois gols cada. 



BRASIL X PERU

Brasil
Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Casemiro, Arthur e Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Firmino. Técnico: Tite

Peru
Gallese; Advíncula, Zambrano, Abraham, Trauco; Tapia, Carrillo, Ballón, Yotún, Flores; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (CHI)
VAR: Deigo (Haro)
Transmissão: Globo e Sportv

A era Tite

41 jogos
32 vitórias
7 empates
2 derrotas
90 gols a favor
10 gols contra

Em competições oficiais

Eliminatórias, Copa’2018 e Copa América

22 jogos
16 vitórias
5 empates
1 derrotas
48 gols a favor
6 gols contra

Artilheiros

Gabriel Jesus 17
Neymar 14
P. Coutinho 12
Paulinho 8
Firmino 8

Mais jogaram

P. Coutinho 37
Gabriel Jesus 34
Alisson 31
Willian 30
Marquinhos 30

Altos e baixos

1/9/2016 Brasil 3 x 0 Equador (Quito-EQU)
Gols: Neymar e Gabriel Jesus (2)
Em sexto na Eliminatórias, Tite estreia com boa vitória em Quito sobre os equatorianos, que viviam bom momento

10/11/2016 Brasil 3 x 0 Argentina (Belo Horizonte)

Gols: Philippe Coutinho, Neymar e Paulinho

Com a vitória no Mineirão, com belos gols e atuação impecável, o Brasil chegava a cinco vitórias seguidas. 

23/3/2017 Brasil 4 x 1 Uruguai (Montevidéu-URU)

Gols: Cavani, Paulinho (3) e Neymar

A goleada histórica no Centenário, em Montevidéu, pode ser considerado o auge da Era Tite. Paulinho em grande forma, Neymar e Coutinho protagonistas   

17/6/2018 Brasil 1 x 1 Suíça (Rostov-RUS)

Gols: Philippe Coutinho e Zuber

Contra o ferrolho suíço, o Brasil fez estreia burocrática na Copa da Rússia. Na sequência, venceu Costa Rica nos acréscimos e se classificou com triunfo contra Sérvia

6/7/2018 Brasil 1 x 2 Bélgica (Samara-RUS)

Gols: Fernandinho (c), De Bruyne e Renato Augusto

Sem Casemiro, suspenso, o Brasil foi eliminado para a Bélgica, em Samara, caindo mais uma vez nas quartas de final.

23/3/2019 Brasil 1 x 1 Panamá (Porto-POR)

Gols:  Lucas Paquetá, Adolfo Machado

Depois da Copa, o Brasil não convenceu, apesar da sequência de vitórias. Em Portugal, num mau momento do time, chegou a empatar com o Panamá

14/6/2019 Brasil 3 x 0 Bolívia (São Paulo)

Gols: Coutinho (2) Everton

Sem Neymar, o Brasil chegou na Copa América sob desconfiança. Na estreia, desencantou no segundo tempo, com Coutinho e Everton Cebolinha

Brasil 2 x 0 Argentina (Belo Horizonte)

Gols: Gabriel Jesus e Roberto Firmino

O Brasil voltou a jogar bem no Mineirão, Gabriel Jesus desencantou e o Brasil se classificou para a final da Copa América.