{{channel}}
Em duelo cheio de craques tipo-exportação, França e Bélgica buscam vaga na final da Copa
Renovadas, seleções têm destaques nas principais ligas do mundo
Enviado especial a São Petersburgo
França e Bélgica se enfrentam nesta terça-feira, às 15h (Brasília), na Arena São Petersburgo, por uma vaga na decisão da Copa do Mundo, e têm muito mais em comum do que o idioma e a fronteira terrestre. Os países vizinhos contam hoje com uma geração consolidada – mesmo com elenco jovem – e atletas tipo-exportação, que são destaques nas principais ligas do futebol europeu.
O time francês tem média de idade de 26 anos – a terceira menor da Copa, atrás de Nigéria e Inglaterra –, enquanto belgas tem média de 27 (a 14ª). São grupos mais jovens do que Uruguai (28,7), Argentina (28,4) e Brasil (27,8), seleções favoritas que foram derrotadas pelos semifinalistas desta terça.
[SAIBAMAIS]A grande estrela do time da França, Kylian Mbappé, se tornou o atleta mais novo a defender o país em uma Copa do Mundo, com 19 anos. Ele ainda não havia nascido na única vez que os franceses conquistaram o Mundial, em 1998, em casa, quando tinham o atual técnico, Didier Deschamps, titular no meio-campo. Nessa segunda, Mbappé não treinou, mas Deschamps garantiu que terá os 23 jogadores à disposição para o confronto.
"Temos uma grande equipe, com uma mistura perfeita de juventude e experiência", contou o goleiro e capitão Lloris. "Temos uma grande oportunidade de fazer história. É o jogo das nossas vidas."
Do provável time titular da França, apenas o capitão Lloris, o armador Matuidi e o atacante Giroud têm 30 anos ou mais. Griezmann, terceiro melhor do mundo no ano passado, tem 27 anos e disputa sua segunda Copa do Mundo, depois de passar em branco no Brasil.
A outra característica que unem França e Bélgica é a exportação de jogadores para as principais ligas do continente. Dos prováveis titulares dos Bleus, apenas Mbappé joga na França, no milionário Paris Saint-Germain. Quatro jogam na Inglaterra: Lloris, Giroud e Kanté (Chelsea) e Pogba (Manchester United). E outros quatro jogam na Espanha: Hernández e Griezmann (Atlético de Madrid), Varane (Real Madrid) e Umtiti (Barcelona).
BELGAS
Já entre os 23 belgas, apenas um jogador joga em casa, o zagueiro reserva Dendoncker, do Anderlecht. Nada menos que 11 jogam no Campeonato Inglês, entre eles Kevin De Bruyne, campeão e destaque do Manchester City, ao lado do experiente Vincent Kompany. O mais novo dos titulares é o centroavante Romelu Lukaku, artilheiro do time na Copa, com cinco gols, e um dos destaques belgas na eliminação do Brasil.
“A Bélgica tem um time muito bom. Temos uma ambição como time, como grupo de jogadores. Em minha opinião, chegamos longe e podemos ganhar a competição”, afirmou De Bruyne, que refutou qualquer pressão-extra sobre a geração belga, que decepcionou na Copa’2014 e Eurocopa’2016. “É sempre agora ou nunca. Em uma competição, você ganha um dia, outro não. Em minha visão, a pressão do jogo é óbvia, porque mais pessoas estão vendo”
A Bélgica tenta chegar à primeira decisão de Copa na história, depois de ser semifinalista na Copa do México’1986, perdendo para a futura campeã Argentina. Na disputa do terceiro lugar daquele Mundial, os belgas perderam justamente para os franceses, de Michel Platini, por 4 a 2. Já a França foi semifinalista pela última vez em 2006, depois de eliminar o Brasil, e perderam a decisão para a Itália, por 1 a 0. Naquela partida, estava em campo Thierry Henry, que hoje é assistente técnico da Bélgica.
Apito
O árbitro da partida entre França e Bélgica será o uruguaio Andrés Cunha, que na primeira fase entrou para a história ao ser o primeiro juiz a marcar um pênalti com a ajuda do VAR. Na partida entre França e Austrália, na primeira fase, Griezmann foi derrubado na área e o uruguaio recorreu ao auxílio tecnológico para confirmar a marcação. O próprio jogador do Atlético de Madrid marcou o gol e abriu o placar do triunfo por 2 a 1.
FRANÇA X BÉLGICA
França
Lloris; Hernandez, Umtiti, Varane e Pavard; Kanté, Pogba, Matuidi, Griezmann e Mbappé; Giroud
Bélgica
Courtois; Vertonghen, Kompany, Vermaelen e Alderweireld; Carrascto, Witsel, De Bruyne, Chadli; Hazard e Lukaku
Estádio: São Petersburgo
Horário: 15h
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Nicolas Taran e Maurício Espinoza (URU)
MÉDIA DE IDADE
França
26 anos
Mais novo: Mbappé 19 anos
Mais velho: Mandanda: 33 anos
Bélgica
27 anos
Mais novo: Tielemans: 21 anos
Mais velho: Vermaelen: 33 anos
ONDE JOGAM
França
9 França
6 Espanha
5 Inglaterra
2 Alemanha
1 Itália
Bélgica
11 Inglaterra
3 Alemanha
2 China
2 França
1 Escócia
1 Itália
1 Bélgica