° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Em tributo após atentado, franceses cantam hino inglês antes de amistoso

Torcedores do Stade de France prestaram homenagem às vítimas do último dia 22 de maio

Por

3577043
Nem toda a rivalidade que atravessa séculos e as guerras que tiveram França e Inglaterra em lados opostos foram capazes de impedir que os torcedores franceses cantassem o hino inglês antes do amistoso entre as duas seleções nesta terça-feira (16/6). O ato foi em homenagem aos mortos e feridos nos ataques à cidade de Manchester, em 22 de maio, durante o show da cantora Ariana Grande, que deixou 22 vítimas fatais.

Antes de a bola rolar para a partida, todo o Stade de France cantou alto o hino dos rivais, que exalta a rainha do Reino Unido. A atitude foi uma iniciativa do Jornal L'Equipe, um dos principais periódicos esportivos franceses, que colocou o refrão do hino da Inglaterra na edição desta segunda-feira (12/6), encorajando os franceses a prestar a homenagem.

A iniciativa também foi uma resposta à cortesia aos ingleses, que cantaram em Wembley a "Marselhesa", hino da França, quatro dias após o atentado que matou 130 pessoas em Paris, em novembro de 2015, quando vários tiroteios e ataques suicidas ocorreram na cidade. Na ocasião, as seleções também disputaram um amistoso, que acabou vencido pela Inglaterra por 2 x 0.

O técnico Gareth Southgate elogiou os franceses pela recepção calorosa na cidade e pelas homenagens aos mortos e feridos.  "Estamos muito gratos aos franceses por nos oferecer este tributo", disse o treinador antes do início da partida para o site The Independent.

Após a execução dos hinos nacionais, todos os jogadores se abraçaram para uma foto no centro do campo e fizeram um minuto de silêncio. Com a bola rolando, o jogo terminou com vitória francesa por 3 x 2. Os gols da França foram marcados por Umtiti, Sidibé e Dembélé, enquanto Harry Kane anotou duas vezes para o time inglês.
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima