° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Louis van Gaal é dispensado, e José Mourinho se prepara para assumir Manchester United

Sob forte pressão, holandês tem saída confirmada após dois anos no clube

Por

3601392
Louis van Gaal foi demitido do comando do Manchester United nesta segunda-feira, apenas dois dias depois de levantar a taça da Copa da Inglaterra. O holandês pagou o preço pela campanha ruim no Campeonato Inglês e deve ser substituído pelo ex-técnico do Chelsea, José Mourinho. A equipe técnica de Van Gaal, formada pelo assistente Albert Stuivenberg e Frans Hoek, treinador de goleiros, também deixou o clube com efeito imediato.

Espera-se que nesta terça-feira Mourinho continue a negociação com a diretoria e assine um contrato de três anos. O futuro de Ryan Giggs, ídolo do clube, ainda é incerto, apesar do desejo do português de mantê-lo no time.

No último final de semana, antes mesmo do fim das celebrações do título, rumores a respeito da saída de Van Gaal inundaram a mídia. O treinador se manteve firme quando questionado, porém, no domingo, abriu margem para especulações ao dizer a um repórter: “Acabou”.

O holandês ainda tinha um ano de contrato, enquanto o português está parado desde sua saída do Chelsea, em dezembro do ano passado.

O United finalizou a competição nacional, nesta temporada, com 49 tentos marcados – seu menor número em 26 anos – e perdeu a classificação para a Liga dos Campeões para o Manchester City, pelo saldo de gols. Apesar do título da Copa, o capitão Wayne Rooney admitiu que a campanha não foi boa.

“Van Gaal estava sob pressão. Acho que todos nós estávamos. Isso faz parte de jogar e de comandar o Manchester United, afinal, é um clube gigante”, afirmou. “Você deve definir metas, e não conseguimos cumpri-las nesta temporada. Como jogadores, temos que garantir estas metas e voltar a competir pelos principais títulos”, completou.