° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Austrália e Japão caem no mesmo grupo nas Eliminatórias Asiáticas para Copa do Mundo

Duas melhores seleções de cada chave se classificam diretamente ao Mundial'2018

Por

3604166
As seleções da Austrália, campeã da última edição da Copa da Ásia, e do Japão caíram no mesmo grupo na fase final das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Australianos e japoneses foram sorteados para o Grupo B em uma cerimônia realizada nesta terça-feira em Kuala Lumpur, na Malásia.

A chave é completada por Emirados Árabes Unidos, Iraque, Tailândia e Arábia Saudita, que avançou às oitavas de final da Copa de 1994 e disputou cinco Mundiais seguidos, mas não se classifica para o torneio desde 2006.

Irã e Coreia do Sul, finalista da Copa da Ásia de 2015, são as principais seleções apontadas para o Grupo A, que também inclui China, que tenta se classificar para o segundo Mundial, Usbequistão, Catar, país-sede da Copa de 2022, e a Síria, que avançou nas Eliminatórias mesmo com o país devastado pela guerra.

As equipes foram divididas em dois grupos de seis e vão se enfrentar dentro da chave em jogos de ida e volta a partir de setembro. As duas melhores seleções de cada grupo se classificam automaticamente à Copa do Mundo de 2018, com os terceiros colocados disputando uma vaga na repescagem mundial, contra a quarta colocada da Concacaf, em confronto intercontinental agendado para novembro de 2017.

As seleções foram divididas em seis potes a partir da classificação no ranking da Fifa. Diante disso, Irã e Austrália ficaram em um pote e não poderiam se enfrentar, assim como Japão que se classificou para as últimas cinco Copas do Mundo, e a Coreia do Sul, que avançou nas Eliminatórias com oito vitórias em oito jogos, 27 gols marcados e nenhum sofrido. Além disso, a equipe já disputou nove edições da Copa do Mundo e foi semifinalista em 2002.

A Austrália vai abrir a sua participação nesta fase das Eliminatórias diante do Iraque, campeão asiático em 2007, em casa, em 1º de setembro. O Japão será mandante contra os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita se encontrará com a Tailândia. Na mesma data, o Irã vai enfrentar o Catar, a Coreia do Sul duelará com a China, e o Usbequistão medirá forças com a China.