° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Contra Emirados Árabes, Palestina disputa primeira partida oficial em casa desde 2011

Equipe não podia realizar jogos oficiais devido aos conflitos políticos com Israel

Por

3620103

 As Eliminatórias asiáticas tiveram nesta terça-feira um episódio para ficar registrado e ser lembrado na história do esporte. Pela primeira vez, a seleção da Palestina recebeu dentro de seu território uma seleção árabe para realizar uma partida de futebol. Também foi a primeira vez desde 2011 que os palestinos puderam disputar um jogo oficial dentro de sua casa, devido aos conflitos políticos envolvendo Israel. Em campo, nada de gols. 0 a 0 em um confronto onde o gosto de vitória prevaleceu para os anfitriões, independentemente do placar final.

A partida, realizada no estádio Faisal Al Hosseini, na cidade de Al-Ram, teve a venda de ingressos esgotada, e é vista como um grande trunfo do lado palestino no conflito com Israel, para que o país ganhe força na questão de sua independência e seja reconhecido como uma nação. Assim, o público percebeu a importância de abraçar o futebol como uma ferramenta que ajude nesta luta.

Alguns dos atletas que compõem a Seleção Palestina vivem na Faixa de Gaza, e precisaram chegar até a Cisjordânia, onde se localiza o estádio, para a disputa da partida. O deslocamento dos jogadores por área do conflito foi outro ato que simbolizou o peso do acontecimento da partida em solo palestino.

Em campo, a rede não balançou e o confronto foi carente de maiores emoções. O resultado, porém, deixa as duas equipes em situação favorável na tabela das Eliminatórias asiáticas: enquanto os Emirados Árabes lideram o grupo A com sete pontos, a Palestina se mantém viva as chances de classificação para uma Copa do Mundo, e ocupa a terceira posição com quatro pontos, apenas dois atrás da vice-líder, a Arábia Saudita.

Confira outros resultados pelas Eliminatórias asiáticas:

Guam 0 x 0 Omã
Bangladesh 0 x 4 Jordânia
Taiwan 1 x 2 Vietnã
Cambodja 0 x 6 Síria
Maldivas 0 x 3 China
Hong Kong 2 x 3 Catar
Tailândia 2 x 2 Iraque
Laos 0 x 1 Kuwait
Filipinas 1 x 5 Uzbesquistão
Tadjiquistão 0 x 3 Austrália
índia 0 x 3 Irã
Líbano 0 x 3 Coreia do Sul