° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Depois de chegada de Carlitos Tévez, atacante Pablo Osvaldo troca Boca Juniors pelo Porto

Argentino naturalizado italiano assinou por um ano com clube português

Por

3622577
Contratado por empréstimo pelo Boca Juniors do Southampton no início do ano, o atacante Pablo Osvaldo voltou a terra natal com a missão de ser protagonista do clube na Copa Libertadores. No entanto, com o Boca expulso da competição pela Conmebol nas oitavas, o argentino naturalizado italiano não pôde cumprir seu dever e, a partir do retorno de Tévez, resolveu trocar o clube do coração pelo Porto.

Osvaldo chegou à Cidade do Porto nesta quarta-feira e, inclusive, já posou com a camisa dos Dragões. O atacante, que vestirá o número 10, é a segunda grande contratação do time de Julen Lopetegui após a chegada do goleiro espanhol Casillas.

“O Porto é um clube importante e temos que lutar para ganhar todas as competições que disputarmos. Tenho grande vontade de voltar a treinar e ficar em forma”, disse à TV do clube após assinar contrato de um ano, com opção de renovação por outros dois.

Apesar do clube não ter revelado os termos do acerto, a imprensa portuguesa especula que a negociação foi feita fora dos moldes da Fifa. Após o término do contrato com o Southampton, que chegou ao fim no último mês, Osvaldo assinou com o Sud América, clube da segunda divisão uruguaia, para não chegar ao Porto livre de contrato, o que rebaixaria o gasto do clube com impostos. Ao ser apresentado como ex-jogador do clube uruguaio, Osvaldo consegue receber um valor de compensação pela transação.

O Sud América já tinha sido punido pela Fifa em 2014 por servir como ‘ponte’ para a negociação de atletas. A equipe uruguaia teve de pagar multa de 32 mil euros (cerca de R$ 96 mil), além de ser impedida de comprar ou vender jogadores durante um período de dois anos. No entanto, a sanção foi revogada após o clube ter apelado na Justiça.

Revelado pelo argentino Huracán, em 2005, Osvaldo teve longa passagem no futebol italiano, atuando por times como Atalanta, Lecce, Bologna, Fiorentina, Roma, Juventus e Internazionale. Na Espanha, jogou no catalão Espanhol e também defendeu as cores do inglês Southampton. Pela Seleção Italiana, disputou 14 jogos oficiais e marcou quatro gols.