{{channel}}
Seleção Croata e Itália empatam em confronto com polêmica por 'suástica' no gramado
Mandzukic fez o gol croata, perdeu pênalti e cometeu a penalidade máxima
Uma suástica era facilmente identificada em uma das laterais do campo. Não estava certo se a marca havia sido formada pelo corte da grama ou pintada, mas o fato é que estava visível no canto direito do lado para o qual a Itália atacava no primeiro tempo. Tanto, que funcionários tentaram apagá-la durante o intervalo, sem sucesso.
O episódio ganhou contornos ainda mais polêmicos porque a Croácia atuou com portões fechados em Split nesta sexta justamente pelo comportamento racista de sua torcida na primeira partida contra a Itália. Em novembro, torcedores croatas entoaram cânticos preconceituosos e lançaram fogos de artifícios para o campo do estádio San Siro. Como resultado, a partida foi paralisada por cinco minutos e a seleção, posteriormente, punida.
Polêmicas à parte, em campo a Croácia começou melhor e teve a chance de abrir o placar logo aos sete minutos, mas Mandzukic parou em Buffon em cobrança de pênalti. Somente quatro minutos depois, no entanto, o próprio atacante se redimiu e aproveitou cruzamento da direita para marcar.
Aos 36, no entanto, Mandzukic voltou a aparecer negativamente, depois de colocar a mão na bola dentro da área. Candreva bateu o pênalti com cavadinha e empatou. O restante da partida foi sonolento, a Itália até chegou a ficar com um homem a mais no fim, após a expulsão de Srna, mas o resultado foi mesmo 1 a 1.
Melhor para os croatas, que seguem na ponta do Grupo H com 14 pontos, dois à frente da Itália. A terceira colocação é da Noruega, que ficou apenas no empate por 0 a 0 diante do Azerbaijão e tem 10 pontos. A Bulgária venceu Malta por 1 a 0, fora de casa, chegou a oito pontos e se aproximou.
GRUPO B Pelo Grupo B, País de Gales recebeu a Bélgica no duelo de invictos, venceu por 1 a 0 e se isolou na liderança. Gareth Bale marcou, ainda no primeiro tempo, após falha incrível da defesa adversária, e levou os galeses a 14 pontos. Os belgas estacionaram nos 11 e estão em segundo.
A situação só não ficou pior porque Israel caiu diante da Bósnia-Herzegovina por 3 a 1, fora de casa, e parou nos nove pontos. Os bósnios se aproximaram e chegaram a oito. Na outra partida da chave, Chipre passou por 3 a 1 pela lanterna Andorra e também chegou aos nove pontos.