{{channel}}
Manchester United vence Newcastle em casa; Liverpool sofre para bater vice-lanterna
Rooney é destaque na vitória por United por 3 a 1; Liverpool supera Burnley por 1 a 0
Na tarde desta sexta-feira, ou Boxing Day, como alguns países de língua inglesa chamam o dia após o Natal, Manchester United e Liverpool venceram pela 18ª rodada do Campeonato Inglês. Os Red Devils superaram o Newcastle em casa por 3 a 1, na partida que marcou a volta do colombiano Falcao, que vinha sofrendo com lesões, ao time titular. Já os Reds visitaram o Burnley e conseguiram uma vitória suada por 1 a 0.
Com o triunfo, o United se mantém na perseguição aos líderes da competição, ainda na terceira posição, agora com 38 pontos. Já o Liverpool foi a 25 pontos e assumiu a 9ª colocação, ultrapassando o Newcastle, em passo importante para renovar a confiança da equipe na temporada.
Na volta de Falcao como titular, Rooney brilha no Old Trafford
Jogando em sua casa, o United começou melhor na partida, trocando passes com calma e tentando algumas infiltrações na zaga do Newcastle, que estava atenta. A primeira chance clara de gol aconteceu aos 16 minutos, quando van Persie recebeu cruzamento dentro da área e conseguiu finalizar de canhota, mas a bola saiu à esquerda do gol de Alnwick. Os visitantes responderam aos 16 minutos, com bom chute de fora da área Janmaat, que forçou boa defesa do goleiro de Gea.
Mas os Red Devils seguiram dominando o jogo e, aos 23 minutos, Mata acertou belo lançamento da intermediária e encontrou Falcao na direita. O colombiano se esticou e conseguiu, de carrinho, rolar para o meio da área e deixar Rooney na cara do gol para abrir o placar: 1 a 0 United.
As tentativas do Newcastle de escapar rapidamente para o campo de ataque seguiam sendo neutralizadas pela defesa mandante, enquanto o meio-campo e o ataque do United continuavam trocando bons passes e cercando a zaga alvinegra. Aos 36 minutos, Rooney recebeu dentro da área do garçom Mata e chutou com firmeza no canto esquerdo para ampliar a vantagem da sua equipe.
Os donos da casa se mantiveram implacáveis após o intervalo. Logo aos sete minutos, Rooney deu belo lançamento da intermediária e encontrou van Persie no meio da zaga adversária. O holandês subiu mais que a defesa e cabeceou cruzado para fazer 3 a 0 United. O Newcastle tentou responder cinco minutos depois. Armstrong aproveitou rebote após cruzamento, dominou na entrada da área e bateu com força, mas a bola passou à direita do gol de de Gea.
Aos 19 minutos, Falcao encerrou sua participação na partida, e saiu para a entrada de James Wilson. Os mandantes seguiram melhores na partida e chegaram a criar algumas oportunidades, mas também tomaram sustos. Aos 33, de Gea foi forçado a fazer boa defesa após ter sua área invadida pela direita. Os visitantes conseguiram descontar no fim da partida. Aos 41, Cissé converteu pênalti cometido por Phil Jones e deu números finais ao jogo 3 a 1.
Liverpool consegue vitória suada fora de casa
Os minutos iniciais do primeiro tempo foram agitados, diferentemente de todo o restante. Logo aos 6 minutos, o atacante Sterling recebeu livre na entrada da área e quase abriu o placar para o Liverpool, mas a bola saiu por pouco à direita do gol. No minuto seguinte, Sterling apareceu bem novamente para os Reds e empurrou a bola para o fundo das redes, mas estava impedindo e o tento foi invalidado.
Os visitantes detinham mais posse de bola, trocando passes na defesa e encontrando dificuldades para penetrar na defesa adversária. O Burnley, por sua vez, conseguiu ser mais contundente, e aos 15 minutos Danny Ings fez boa jogada na frente da área do Liverpool e soltou uma bomba, que explodiu na trave esquerda do goleiro Brad Jones. Um minuto depois, o belga Mignolet, geralmente titular da meta vermelha, entrou no lugar de Jones, contundido.
O restante da primeira etapa foi morno. As duas equipes conseguiam tocar a bola na zaga, mas não eram capazes de ameaçar a meta adversária. A partida chegou ao intervalo equilibrada, com 53% de posse de bola para os donos da casa e 47% para o Liverpool.
Já no início da segunda etapa, os visitantes começaram melhor e conseguiram abrir o placar com um belo gol. Aos 18 minutos, o brasileiro Philippe Coutinho ganhou de dois defensores no meio-campo e deu bom passe em profundidade para Sterling, que invadiu a área, cortou o goleiro e chutou para fazer 1 a 0 para o Liverpool.
O Burnley tentou reagir, começou a pressionar e, logo após o gol visitante, obteve três escanteios seguidos, mas não conseguiu marcar. A partida seguiu equilibrada, disputada no meio-campo, com algumas escapadas das duas equipes. Em uma delas, Rickie Lambert (que havia acabado de entrar no lugar de Philippe Coutinho) chegou a marcar aos 30 minutos, mas estava impedido e seu tento não valeu. A partir de então, os Reds conseguiram segurar a vantagem na partida e levaram três pontos importantes para casa.