{{channel}}
Garantidos nas oitavas de final, Barcelona e PSG se enfrentam valendo a liderança da chave
Com as vagas já definidas, disputa no grupo se resume ao primeiro colocado
CLASSIFICADOS - O Barcelona é o segundo colocado no grupo F, com 12 pontos somados – um a menos do que o Paris Saint Germain. Com isso em mente, o técnico Luis Enrique pregou o respeito aos adversários, mas reiterou a sua intenção de sair com a vitória e com a liderança.
“É um dos candidatos ao título da competição, e sua qualidade indica que exigirá muito de nós tanto na defesa como no ataque. A nossa ideia é entrar para vencer, como fazemos em todo jogo. O plano não muda”, afirmou o treinador.
Para o confronto, o time catalão não poderá contar com Daniel Alves, que cumpre suspensão automática. No entanto, o comandante culé não quis dar pistas sobre a escalação, preferindo deixar os adversários no escuro. “Tenho muitas opções, mas não vou falar nada. Espero que seja uma surpresa para Laurent Blanc”, comentou. Mesmo com o mistério, o técnico não deve optar pelo brasileiro Douglas, que ainda considera em período de adaptação.
A principal arma ofensiva dos franceses é o sueco Zlatan Ibrahimovic, que defendeu as cores do Barça na temporada 2009/10. O responsável por tentar barrar o goleador será o arqueiro alemão Marc ter Stegen, que estreou com a camisa azul-grená na primeira rodada do Champions League, no dia 17 de setembro, na qual o Barcelona derrotou o Apoel por 1 a 0. Quando perguntado sobre o polêmico atacante do PSG, o goleiro foi categórico.
“Conhecemos as qualidades do Ibrahimovic, é um dos melhores. Devemos ter cuidado com ele, mas com o resto da equipe também. Se jogarmos como sabemos, ganharemos. Queremos ser os primeiros do grupo”, afirmou.
Se os comentários do elenco do Barça sobre o PSG são respeitosos, o mesmo não pode ser dito sobre as palavras do vice-presidente de finanças do time catalão, Javier Faus, que provocou o adversário.
“O PSG tem de ter paciência. Não se consegue atingir em três anos o que alguns clubes demoraram 40 para conseguir”, ironizou o dirigente ao jornal Le Parisien, insinuando que os bilhões na conta do PSG não seriam suficientes para erguer a taça da Liga.
Do lado parisiense, a expectativa é de repetir o resultado positivo obtido na segunda rodada, quando venceram o Barcelona por 3 a 2 no Parc des Princes.
“Estamos confiantes, conhecemos o Camp Nou. Somos capazes de vencê-los, provamos irro em Paris. Terminar em primeiro lugar no grupo é algo que interessa para o futuro. Queremos satisfazer as ambições do clube na Champions League”, afirmou o lateral brasileiro Maxwell, que atuou com a camisa do Barça de 2009 a 2011. O zagueiro Thiago Silva também demonstrou confiança.
“Todos os jogos são importantes, mas este é especial. Será um jogo de altíssimo nível e vamos lá para tentar ganhar. O Barcelona atua muito bem, mas se nós mostrarmos as nossas qualidades, o nosso melhor, podemos ganhar lá”, avaliou o zagueiro, em sintonia com o colega de posição Marquinhos.
“Na Champions League, cada jogo é uma final. Devemos abordar esse encontro com a mentalidade certa. Temos que trabalhar duro e com muita motivação, para estarmos prontos para esse jogo”, declarou o brasileiro.
O PSG tem o retrospecto da temporada a seu favor, uma vez que é a única equipe europeia que ainda segue invicta na temporada em todos os torneios do continente – ao todo, são 15 vitórias, oito empates e zero derrotas. Além disso, os parisienses superam o Barça no principal fundamento da equipe culé: o aproveitamento de passes. São 88,65% de passes certos, contra 88,34% do time catalão.
ELIMINADOS - O cenário é o seguinte: as duas equipes já estão eliminadas da competição, uma vez que o Ajax ocupa a terceira posição com apenas dois pontos somados, um a mais do que o Apoel, lanterna.
Mesmo assim, os dois lados ainda conseguem tirar motivação para o duelo, apostando as fichas no terceiro lugar da chave, que garante vaga na Liga Europa. Com isso em mente – as “sobras” do grupo F –, os dois times se enfrentam nesta quarta-feira, às 17h45 (de Brasília), na Amsterdã Arena.