{{channel}}
Última vitória conquistada por Ayrton Senna na Fórmula 1, na Austrália, completa 23 anos
Corrida, última de Senna na McLaren, ocorreu no Circuito de Adelaide, na Austrália
Além de marcar a última vez em que o tricampeão subiu ao posto mais alto do pódio, a corrida foi a última de Senna pela McLaren, escuderia pela qual conquistou seus três títulos mundiais.
O Grande Prêmio da Austrália de 1993 foi o último da temporada. Senna vinha animado pela vitória no GP no Japão, na prova anterior, e pela pole position em Adelaide. Assim, o brasileiro não deu chance, vencendo inclusive seu principal rival e já campeão mundial daquele ano, o francês Alain Prost.
Na temporada seguinte, Senna assumiu o lugar de Prost na Williams. Pela equipe, o brasileiro não conquistou nenhuma vitória, e faleceu após grave acidente em Ímola, na Itália, no dia 1º de maio de 1994.
Durante sua carreira na F1, Senna venceu 41 corridas, sendo o quinto piloto, até hoje, a mais vencer GPs na categoria. Além disso, faturou três campeonatos mundiais, em 1988, 1990 e 1991.
A McLaren, equipe pela qual Senna conquistou sua última vitória, prestou homenagem em uma rede social. Junto com uma foto do piloto celebrando na Austrália, a escuderia britânica escreveu: “Nesse dia, em 1993, o legendário Ayrton Senna conquistou sua última vitória em uma prova, em sua corrida final pela McLaren no GP da Austrália”.