° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Última vitória conquistada por Ayrton Senna na Fórmula 1, na Austrália, completa 23 anos

Corrida, última de Senna na McLaren, ocorreu no Circuito de Adelaide, na Austrália

Por

3591024
O dia sete de novembro sempre será lembrado como uma data importante para a história no automobilismo brasileiro. Neste mesmo dia, há 23 anos, Ayrton Senna conquistava sua última vitória na Fórmula 1. A corrida aconteceu em Adelaide, na Austrália.

Além de marcar a última vez em que o tricampeão subiu ao posto mais alto do pódio, a corrida foi a última de Senna pela McLaren, escuderia pela qual conquistou seus três títulos mundiais.

O Grande Prêmio da Austrália de 1993 foi o último da temporada. Senna vinha animado pela vitória no GP no Japão, na prova anterior, e pela pole position em Adelaide. Assim, o brasileiro não deu chance, vencendo inclusive seu principal rival e já campeão mundial daquele ano, o francês Alain Prost.

Na temporada seguinte, Senna assumiu o lugar de Prost na Williams. Pela equipe, o brasileiro não conquistou nenhuma vitória, e faleceu após grave acidente em Ímola, na Itália, no dia 1º de maio de 1994.

Durante sua carreira na F1, Senna venceu 41 corridas, sendo o quinto piloto, até hoje, a mais vencer GPs na categoria. Além disso, faturou três campeonatos mundiais, em 1988, 1990 e 1991.

A McLaren, equipe pela qual Senna conquistou sua última vitória, prestou homenagem em uma rede social. Junto com uma foto do piloto celebrando na Austrália, a escuderia britânica escreveu: “Nesse dia, em 1993, o legendário Ayrton Senna conquistou sua última vitória em uma prova, em sua corrida final pela McLaren no GP da Austrália”.