Acervo
AUTOMOBILISMO

Babel alemã que funciona

Publicado: 05/05/2015 às 08:41

Profissionais de vários países se encarregam da montagem dos Dallaras da MotoparkHockenheim – Alemães sim, rigorosos no trabalho também, mas nem um pouco sisudos ou frios. Acompanhar o trabalho da equipe Motopark Academy, defendida pelo mineiro Sérgio Sette Câmara no Europeu de F-3 é uma mostra de como o profissionalismo independe da categoria, e não é motivo para descontração. “Será que é hoje? Se estiver, estou frito”, dispara Timo Rumpfkeil, o dono do time, logo que surge a dúvida sobre o dia das mães na Alemanha - para sorte dele, como no Brasil, a data é comemorada domingo que vem.

E não é fácil cuidar da preparação de cinco Dallaras, algo que é feito de forma racional e sem exageros, nas tendas montadas entre as duas carretas da equipe, por profissionais de várias nacionalidades. Numa mesa, engenheiros e responsáveis pela telemetria fazem a análise dos dados, enquanto o piloto francês Tom Dilmann (e no caso de Serginho também o carioca Roberto Streit) discutem detalhes da condução sob chuva em Hockenheim.

Cada carro é cuidado por um grupo diferente – o 23 é acompanhado pelo engenheiro francês Didier, enquanto o mecânico espanhol Ferrán faz a montagem e a checagem de carenagens, regulagens de suspensão, aperto das porcas de roda, vedação e reforço de peças que podem se soltar. Uma hora antes da largada, tudo está pronto, os pneus de chuva estão a postos e o carro é levado com o material da equipe para o local por onde poderá entrar na pista - como os boxes estão ocupados pelas equipes do DTM, o Alemão de Turismo, os F-3 usam uma entrada secundária, assim como os carros da Porsche Cup. Assim, uma volta incompleta, além da de apresentação, é tudo o que os 34 pilotos têm para descobrir as condições da pista.

APRENDIZADO E com a pista molhada o mineiro teve muito trabalho, mas cumpriu mais uma etapa do importante aprendizado. Largando no fim do grid por conta das dificuldades encontradas também em pista molhada e apostando num ritmo conservador no início, ele ganhou posições, rodou e recebeu a bandeirada em 29°, cumprindo a missão de completar as três provas do fim de semana e ganhar experiência. Que será fundamental na próxima etapa, de 15 a 17 deste mês, nas ruas de Pau, na França.O jornalista viajou a convite de Lalubema

ENQUANTO ISSO...
Bruno Junqueira vence nos EUA

Festa para o mineiro Bruno Junqueira e seu companheiro de equipe Chris Cumming na terceira etapa do United Sportscar Championship, o Norte-Americano de Endurance, em Laguna Seca. Com o protótipo Oreca Chevrolet da equipe RSR Racing, eles largaram na pole e dominaram a categoria LMPC, ao fim de duas horas e 45 minutos de prova. “Engraçado que já havia largado na pole aqui na Indy e com o protótipo, mas sonhava com essa vitória. Finalmente ela veio”, comemorou.
Mais de Acervo