Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Sofia Freire leva sotaque pernambucano ao Lollapalooza

Cantora apresentará repertório do álbum ''Ponta da Língua'', considerado um dos melhores trabalhos nacionais de 2024


Entre nomes de peso como Justin Timberlake e Alanis Morissette, o sotaque pernambucano tem tudo para roubar a cena no Lollapalooza 2025, especialmente com Sofia Freire. A cantora, compositora e produtora do Recife se destacou com o álbum Ponta da Língua, amplamente elogiado pela crítica, que abriu caminho para o maior show de sua carreira. No próximo domingo (30), ela fará a abertura do palco principal do evento, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Ponta da Língua, lançado em março de 2024, é o resultado da jornada de Sofia para superar um bloqueio criativo em meio à pandemia de covid-19. Durante o isolamento, a cantora mergulhou em um processo de introspecção e encontrou nas suas emoções a inspiração para concretizar o conceito de algo “na ponta da língua, mas que não sai”. Em nove faixas, a artista, que é pianista de formação, foge da mesmice e leva o ouvinte a uma jornada sonora autoral e psicodélica pelo dark pop.
 
Antes da estreia do show no Recife, em setembro passado, a cantora falou ao Viver sobre o frio na barriga diante da apresentação no Lollapalooza. “Eu não planejei isso, sabe? Não houve um trabalho de promoção, produção, ou empresariamento no sentido de entrar em contato e tentar me inserir na programação do festival. Eu recebi o convite, meio que do nada, chegou no meu e-mail, e eu fiquei surpresa. Estou super animada, muito feliz mesmo”.

Porém, desde o lançamento ao vivo de Ponta da Língua, o repertório passou por diversas transformações e aprimoramentos. "O show é bastante complexo tecnicamente, eu e Miguel Mendes (teclados) somamos três sintetizadores e ainda faço loops de voz ao vivo, enquanto Homero Basílio (percussão e beats) toca uma bateria eletrônica especialmente construída para esse projeto", explica Sofia. Para garantir uma apresentação impecável, Sofia terá uma equipe técnica e de produção altamente qualificada.

Apesar do foco no novo álbum, a artista promete trazer em seu repertório faixas dos antecessores Garimpo (2015) e Romã (2017) em versões reformuladas para a nova sonoridade e o formato ao vivo. “O show será uma oportunidade para apresentar o Ponta da Língua de uma forma ainda mais intensa e sensorial", garante.

A transição de um show intimista para a grandiosidade do Lollapalooza exige adaptação. Sofia, ciente disso, planeja transformar sua performance, focando mais na voz e na movimentação para criar uma conexão com o público. “Também vamos contar com recursos visuais que vão transportar o público para o universo do Ponta da Língua, criando uma experiência sensorial única", diz a cantora.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco