Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Peça ''Bendita Dica'' aterrissa no Recife neste final de semana

Sucesso em Brasília, espetáculo apresenta uma trajetória de uma mulher que fez história nos anos de 1920


Uma história pouco conhecida pelos brasileiros vira mote para a peça teatral Bendita Dica, encenada pela Cia Burlesca, de Brasília, e que chega hoje ao Recife. A personagem é Benedita Cipriano Gomes, conhecida como Santa Dica, mulher que, nos anos 1920, no interior de Goiás, faz uma revolução comunitária e consegue organizar terra, trabalho e alimentação saudável para uma legião de famílias com base nos princípios da igualdade, solidariedade, comunhão e produção coletiva.

O espetáculo será apresentado nesta quinta exclusivamente para o público da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e nesta sexta, em sessão aberta e gratuita, no Espaço Randeiros.

REGISTROS
Produtora e atriz da Burlesca, Julie Wetzel conta que havia poucos registros sobre Dica. Em 2015, pesquisando a fundo e entrevistando até familiares da protagonista, a companhia percebeu que se tratava de algo muito grandioso para ficar restrito. E que levar esse enredo ao teatro mudaria a própria história do grupo - e de quem tivesse acesso a ele.

“Por mais gigante que a personagem seja, ela também tem uma simplicidade característica do nosso povo, de fraternidade, de se autoajudar. O público se encanta com quem acredita num mundo melhor.”

Vencedora do Prêmio Sesc do Teatro Candango na categoria Melhor Espetáculo Infantil, a montagem é abraçada também pelas crianças. “Optamos por uma forma delicada de roteiro, que traz contação de história, brincadeira, música. Isso contribui pra gente falar de um tema complexo que é a questão fundiária do país”, revela Julie.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco