O novo recurso de geração de imagens lançado pelo ChatGPT na última semana, criou uma tendência nas redes sociais de transformar fotos em animações inspiradas no estilo artístico do Studio Ghibli.
A nova trend fez com que a hashtag #GhibliAesthetic acumulasse milhões de visualizações nas redes, impulsionada por imagens que exploram fotografias pessoais, memes e cenas de filmes, que simulam o estilo do estúdio japonês, responsável por animações como A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro e O Menino e a Garça.
Veja abaixo o passo a passo para criar imagem estilo Studio Ghibli:
1. Crie uma conta no ChatGPT e utilize as tentativas gratuitas ou assine o plano pago.
2. Envie a foto que deseja transformar em animação e escreva a seguinte frase: "Crie uma animação estilo Studio Ghibli a partir da foto enviada".
3. Caso o resultado não for o esperado, peça alguns ajustes.
Polêmica
Embora divertida, a trend também reacendeu discussões a respeito da apropriação da arte pela Inteligência Artificial.
A capacidade do ChatGPT em recriar os traços delicados e detalhados das animações do Studio Ghibli chamou a atenção e dividiu opniões a respeito da brincadeira.
"Isso precisa ser falado mais vezes nesse embate IA x Arte de verdade: por trás de um gerador de imagens do Studio ghibli tem banco de dados de artes do estúdio armazenadas sem consentimento e constantemente plagiadas. Estão literalmente roubando e refazendo a arte dos outros", disse um usuário no X, antigo Twitter.
Usuários também resgataram trechos de um documentário em que o co-fundador do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki considera animação feita por IA como um "insulto à vida em si".
Leia a notícia no Diario de Pernambuco