Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Busto com a fisionomia real de Frei Caneca será inaugurado em Goiana

Escultura faz parte das homenagens aos 200 anos da morte do revolucionário pernambucano

Na próxima quinta-feira (13), às 9h, a Praça Frei Caneca, no centro de Goiana, será palco da inauguração de um busto inédito em homenagem ao revolucionário que inspira seu nome. Produzido pelo mestre artesão Edilson Oliveira, trata-se da primeira escultura baseada em sua fisionomia real, resultado de um trabalho de pesquisa histórica e reconstrução artística.

A solenidade faz parte das celebrações pelos 200 anos da Confederação do Equador e da execução de Joaquim do Amor Divino Rabelo, o Frei Caneca, cujo corpo permanece desaparecido. Sabe-se apenas que foi sepultado na Igreja do Carmo, no Recife, mas sem localização exata.

Mestre Edilson Oliveira

Líder de importantes revoluções pernambucanas do século XIX, Frei Caneca teve papel fundamental na Revolução de 1817, que resultou na declaração de independência de Pernambuco, e na Confederação do Equador, em 1824, de caráter republicano e constitucionalista, que foi brutalmente reprimida pelo Império.

Apesar de sua trajetória e legado intelectual, Frei Caneca não recebeu o mesmo reconhecimento de outros heróis nacionais, como Tiradentes, sendo pouco mencionado nos livros didáticos. A confecção dessa obra, fruto de um convênio entre o Instituto Histórico, Artístico e Geográfico de Goiana e a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, busca resgatar sua memória e importância histórica.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco