Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Viver

Recife mergulha na brasilidade em festival agendado para abril

Festival estreia formato itinerante no Classic Hall, em abril, com ícones da música brasileira

Seja qual for sua preferência musical, o festival Clássicos do Brasil promete atendê-la. Na sua terceira edição, sai de forma inédita do Rio de Janeiro e chega ao Recife para reunir a essência da brasilidade em um único palco, no Classic Hall, de 10 a 13 de abril. O festival oferecerá noites temáticas referentes ao samba, rock e pop, além de celebrar a sonoridade local, através de nomes festejados por gerações. 

A decisão de realizar o evento fora do Rio de Janeiro pela primeira vez foi motivada por uma sugestão da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que defendeu a descentralização cultural além do eixo Rio-São Paulo. O produtor Peck Mecenas acredita que a capital pernambucana é o cenário ideal para a estreia do formato itinerante. "Escolhemos Recife para ser a primeira cidade a receber o projeto por manter essa cultura tão diversa e por reunir artistas que têm obras atemporais”.

Vanessa da Mata vai apresentar repertório inédito

A noite de abertura do festival será gratuita e celebrada ao som dos ritmos pernambucanos, com apresentações de SpokFrevo Orquestra e Academia da Berlinda. No dia seguinte, Raimundos, Charlie Brown Jr. e Marcelo Falcão vão ferver a noite do rock com muita adrenalina. Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata e Samuel Rosa agitam a terceira noite com clássicos do pop que ecoam na memória do público. Para encerrar o festival, Alcione, Maria Rita e Diogo Nogueira vão fazer a roda de samba girar, com suas galerias inestimáveis de hits.

Antes dos shows dos dias 11, 12 e 13, a festa será aquecida com maracatu e frevo. O Cambinda Brasileira, o maracatu em atividade ininterrupta mais antigo do Brasil e Patrimônio Vivo de Pernambuco, estará presente nos cortejos. Outros grupos de cultura popular de enorme relevância cultural para todo o país, como o Maracatu Nação Pernambuco, a Orquestra de Frevo do Babá e o grupo Frevo Recife também são atrações confirmadas. O “Clássicos” tem patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Cultura.

Diogo volta ao Recife pouco tempo depois da última apresentação

Leia a notícia no Diario de Pernambuco