Windblown: Colorido roguelike de plataforma é divertido e desafiador
Sucessor de 'Dead Cells', 'Windblown' é novo roguelike da Motion Twin
Com um acesso antecipado pouco badalado, 'Windblown', roguelike de plataforma da Motion Twin ('Dead Cells'), chegou sem chamar muita atenção.
Até agora disponível só para Windows, o game conta a história de um Leaper, uma criaturinha caricata e antropomórfica que tem a habilidade de viajar por teleporte. Os Leapers vivem no vilarejo Ark e trabalham juntos para explorar um vortex que liga a vila a outros locais, estes perigosos e dominados por inimigos. Acontece que o vortex está crescendo e tomando os outros vilarejos. Assim, o Leaper tem que resgatar os sobreviventes e lutar para encontrar novos mundos.
Procurando agradar tanto jogadores solo quanto multiplayer, 'Windblown' chega para ser a sucessão de um jogo que fez bastante sucesso, mas com uma proposta bem diferente.
WINDBLOWN
Já na primeira tentativa, somos apresentados a um mundo verdadeiramente bonito. Coloridos e cartoonizados, os protagonistas são mudos, mas cheios de carisma. Cada uma das opções de personagens jogáveis são bem feitos e adaptam um animal diferente.
Somando os mapas e biomas disponíveis, aparência dos inimigos e o level design como um todo, a direção de arte aqui é louvável e faz o carinho dos desenvolvedores ser palpável para quem está do outro lado da tela.
A trilha sonora é frenética e impecável, envolvendo e ditando o ritmo da gameplay também acelerada, fazendo a imersão do jogo funcionar muito bem. Cada nível conta com faixas de música diferentes, que vão das batidas rápidas e barulhentas das lutas contra os bosses até as tranquilas e suaves notas dos pontos de cura.
A descoberta do enredo e progressão nas habilidades e equipamentos são bastante lineares e backtrackings praticamente não são exigidos. Estão disponíveis dois espaços de arma, que permitem combinações entre equipamentos corpo a corpo ou de longo alcance. Porém, às vezes, elas não são suficientes.
Embora seja encorajado que jogadores curtam a gameplay solo, fica evidente que o game não foi totalmente pensado para tal. Certas mecânicas e a própria dificuldade do jogo podem ficar desbalanceadas quando se joga sozinho, o que atrapalha a progressão.
Para um jogo em acesso antecipado, a otimização é bem feita e o polimento contra bugs é eficaz, o que bastante animador para o futuro. 'Windblown' tem uma estreia prevista para o último trimestre de 2025, até lá, atualizações são frequentes e novas habilidades e armas estão sendo adicionadas frequentemente.
*Uma chave do game foi disponibilizada para a produção deste texto.