{{channel}}
Exposição 'Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências' começa nesta sexta (1º)
Projeto que celebra reabertura do equipamento ao público ocorre durante a programação do 15º Janela Internacional de Cinema do Recife
Nesta sexta-feira (1º), na reabertura do Cinema São Luiz, o equipamento cultural vai trazer a exposição gratuita 'Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências', com recursos de acessibilidade comunicacional e audiodescrição nos painéis expositivos, ocupando as dependências do local durante o período da 15ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, de 1º a 8 de novembro.
Aberta ao público durante a programação do festival Janela, a exposição tem o incentivo do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. A partir do dia 25 de novembro, a mostra entra em cartaz na sede da Fundarpe, na rua da Aurora (centro do Recife), também com entrada gratuita.
Passeando por quatro eixos temáticos, que em conjunto apresentam as mais de sete décadas de existência do cinema, a exposição traz como estrela principal o próprio cinema, fundado em 6 de setembro de 1952. Em sua tela foram exibidos sucessos da cinematografia nacional e internacional, assistidos por diversas gerações. Entre os temas abordados nos eixos estão as reformas e algumas das transformações ocorridas nos 72 anos de existência do cinema. E, ao mesmo tempo em que celebra o seu passado, reforça a sua importância no momento de reabertura para o público, vislumbrando as possibilidades futuras.
A pesquisa foi realizada pela museóloga Chaylanne Marques e pela produtora cultural Keyse Menezes. Ambas pernambucanas, elas também são curadoras, autoras da parte textual da mostra e produtoras da exposição, conjuntamente com a produção do designer Gustavo Carvalho, responsável pelo projeto expográfico.
A equipe técnica reúne ainda Bruna Neves (assistência de pesquisa histórica), Elaine Santana (assistência de produção), Pablo Malafaia (design gráfico), Ana Soares (artesã), RF Glass (vidros), Rayana Rayo (ilustração), Bruno Neves (fotografia), Danielle França e Ruan Carlos (audiodescrição, roteiro e locução), Milton Carvalho (consultoria), Diogo Lopes (edição e mixagem de áudio), Infoservice Inovação Gráfica (plotagem/aplicação) e Daniel Lima (assessoria de imprensa).