° / °

Festival leva cinema para a Zona da Mata

Por

Acontece nos próximos dias 4, 5 e 6 de agosto, em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a estreia do Festival Cine Catita. O projeto, que tem como proposta democratizar o acesso do público às salas de cinema no interior do estado, percorrerá várias localidades com exibições de filmes e clipes, produzidos na região, com exibição ao ar livre e de graça. Idealizado pela produtora cultural Lori Queiroz, o projeto tem o incentivo do Governo do Estado, com recursos do Funcultura.

As exibições serão divididas em três dias, e para um deles, um eixo temático diferente. No primeiro dia de exibição, ocorre a Mostra Nino Infantil; no sábado (5) será vez da Mostra Dama do Paço, que reúne filmes produzidos por mulheres; e no domingo (6), a Mostra Batuqueiros dedica homenagem às produções de videoclipes, juntamente com Mostra Caboclo, que traz filmes pernambucanos em destaques. Além disso, estão programadas apresentações de maracatu rural, música instrumental, música independente, e coco de roda.  

As exibições serão na sede da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, exclusivo para o público infantil, a partir das 13h. Em uma tela montada dentro do pátio da unidade de ensino, o público infantil poderá assistir a três exibições: “Menina semente”, que tem a direção de Túlio Beat; “Quando a chuva vem?”, de Jefferson Batista, e inclusive, com legenda para surdos e ensurdecidos. Há, ainda, a exibição do filme “Nem todas as manhãs são iguais”, dirigido por Fábi Melo, que traz recursos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).  

CINE DEBATE
Dentro da agenda cultural, o Festival Cine Catita também realiza uma roda de debate sobre a produção visual e os impactos na cadeia cultural da Zona da Mata Norte do estado. O encontro será realizado às 18h30, logo após a Mostra Batuqueiros, em Chã de Camará.