{{channel}}
Fundaj lança programação junina com apresentações musicais, exposição e oficinas educativas
Nesta segunda-feira (13), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou a sua programação de São João. O ‘Arraial Solidário de seu Nabuco’ foi anunciado pelo presidente Antônio Campos para acontecer no hall do Museu do Homem do Nordeste, em momento que contou com o diretor de Memória Educação, Cultura e Arte da Fundaj, Mario Helio, e do secretário de Relações Internacionais de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. Na programação, aula espetáculo, filme, apresentações musicais, brincadeiras e exposição. “É preciso acender a fogueira da esperança e da solidariedade, pois ninguém luta sem esperança. É importante a manutenção de festas populares como a festa do nordestino, que é o São João. Festa faz parte da formação de identidade dos povos e das civilizações”, celebrou Antônio Campos.
O público que for ao campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, onde o evento será centralizado, pode colaborar com a doação de roupas, colchões, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. A instituição está fazendo a arrecadação e entregando para a distribuição da Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa/PE), ajudando as famílias atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas. Relizada pela Biblioteca Blanche Knopf, a exposição "Devoção e Diversão: as tradições do São João nordestino”, que vai acontecer na Sala Waldemar Valente entre os dias 17 e 19 de junho, é um dos destaques e conta a história dos três santos do ciclo junino: Santo Antônio, São João e São Pedro, resgatando as tradições da festa por uma perspectiva religiosa e lúdica.
Programação
Exposição “Devoção e Diversão: as tradições do São João nordestino”
Sala Waldemar Valente
De 13 de junho a 13 de julho
Terça às sextas-feiras das 9h às 17h
Fim de semana e feriados das 13h às 17h
Exibição do Festival São João Sinfônico
Cinema da Fundação/Museu - Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte
Sessões: 19h, 20h e 21h
Entrada gratuita
17 a 19 - Aberto ao público
Oficinas Educativas
17h - Visita guiada à exposição “Devoção e Diversão: as tradições do São João nordestino” na Waldemar Valente, seguida da oficina “Noites Festivas de São João”
18h - Visita guiada à exposição “Devoção e Diversão: as tradições do São João nordestino” na Waldemar Valente, seguida da oficina “Símbolos Juninos”
Brincadeiras
Barracas com pescaria, jogo de argolas e touro mecânico.
Pólo Gastronômico
Barracas de comidas típicas juninas.
Apresentações
17/06 14h às 16h - São João dos colaboradores da Fundaj
Bingo junino e Banda Vinil Gonzagueira
Abertas ao público
17h - Coral da Fundaj
18h - Quadrilha Junina Raio de Sol
19h - Ed Carlos
20h - Érica Natuza
18/06- Aberto ao público
17h - Aula espetáculo Bandeira de São João
A aula espetáculo Bandeira de São João será representada na Fundação Joaquim Nabuco, numa festa com fogueira, cortejo de Acorda Povo e histórias sobre a origem de uma das mais populares festas brasileiras, sobretudo no Nordeste. São 12 músicas compostas pelo maestro e compositor Antônio Madureira, em parceria com os letristas Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, formando um painel único de musicalidade do ciclo junino
19h - Novinho da Paraíba
20h - Cilene Araújo
19/06 - Aberto ao público
17h - Apresentação do Mestre Zeca do Rolete (coco e ciranda)
18h - Bacamarte
19h - Quadrilha Junina Raio de Sol
20h - Dudu do Acordeon