Isolamento e criatividade têm entrado muito em embate nos dias atuais. Ocasionalmente, a falta de contato com o mundo externo pode levar o artista a uma inércia de ideias. Porém, quando essas duas grandezas trabalham em sintonia, surgem obras como Inside, o mais novo especial do comediante Bo Burnham. A produção estreou na Netflix em 30 de maio e tem recebido aclamação da crítica mundial por sua inventividade.
Além de comediante, o estadunidense Bo Burnham é ator, diretor e músico. Após dirigir o filme Oitava Série (2018), sua aparição mais recente foi como ator coadjuvante em Bela Vingança (2020), indicado ao Oscar deste ano. Aqui, ele reúne todas as suas habilidades para elevar ao extremo o significado de um trabalho autoral e caseiro, tendo escrito, dirigido, filmado, editado e performado o especial; totalmente realizado em um pequeno quarto na sua própria casa.
Como deixa claro no seu penúltimo especial de comédia, Make Happy (2016), Bo é um comediante de performance. Assim, no lugar de um stand-up tradicional, o longa traz uma série de músicas originais e um espetáculo de luzes orquestrado individualmente que ajudam a contar a história. As canções, geralmente derivadas de ritmos eletrônicos e pop, formam as esquetes que conduzem a narrativa, ainda que esta intencionalmente não seja montada de forma completamente linear ou gradual.
Bem-vindo à Internet
Marcado por uma aleatoriedade típica do fluxo de ideias de um ócio criativo, o espetáculo se transforma em um grande estudo sobre mídia e a percepção desses conteúdos na pandemia. O comediante brinca com elementos fotográficos e de edição, como a proporção de tela, para emular os diferentes formatos que fazem cada vez mais parte do cotidiano do público, como o FaceTime e o Instagram. Também são parodiadas as linguagens visuais de outros conteúdos do mundo virtual, como videoclipes, vídeos de react e gameplays.
Confira uma das músicas do especial:
[VIDEO1]
Loading ...