° / °

Trio As Januárias reflete sobre protagonismo feminino no forró em live do Cais do Sertão

Por


O quadro semanal Conexão Cais, do Centro Cultural Cais do Sertão, recebe o trio pernambucano As Januárias nesta quinta-feira (29), às 17h, no Instagram do museu (@caisdosertao). O músico e educador Diogo do Monte será o responsável por conduzir o bate-papo com as irmãs Mayara Barbosa, Mayra Barbosa e Sidcléia Cavalcanti, que desde 2017 estão na ativa com a missão de trazer uma nova roupagem à instrumentação convencional do forró. Durante a live, as artistas refletem sobre instrumentos musicais, presença feminina na música e inspirações. 

O Conexão Cais é um quadro online de bastante relevância para o Cais do Sertão. Nasceu no início da pandemia e tornou-se responsável por promover o debate e a integração do internauta com os mais variados aspectos da cultura nordestina. Em atividade há mais de um ano, o programa promoveu interlocução do museu com uma gama de artistas e pesquisadores.

"O Conexão Cais surgiu em uma fase que precisávamos estabelecer conexões com o nosso visitante a partir das redes sociais. Ao longo desse período, foi importante acompanhar a repercussão do quadro e da contribuição massiva para a reflexão e o debate acerca da arte em todo o território pernambucano", analisa a gestora do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia.

"Buscamos com este projeto formado por mulheres exaltar a força e o protagonismo feminino em um meio ainda predominantemente masculino, como o forró. O nosso trabalho tem como base a contribuição das grandes intérpretes e compositoras que abriram os caminhos do forró e da música regional para as mulheres, entre elas Marinês, Anastácia, Elba Ramalho, Clemilda, Lia de Itamaracá e Selma do Coco", comenta Mayra.

O Cais do Sertão é um equipamento administrado pela Empetur e segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.