{{channel}}
Mostra Cinema do Presente abre inscrições para curtas e oficina de crítica.
A Mostra Cinema do Presente realiza sua primeira edição entre os dias 10 e 13 de março, em formato totalmente online, e está com inscrições abertas para realizadores de curta-metragens e inscrições para produção de crítica de cinema. Ambas devem ser realizadas pelo site www.cinemadopresente.com. O evento tem incentivo da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, através do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Fundarpe.
A mostra de curtas-metragens terá enfoque em filmes que abordem questões sociais, políticas e crises do mundo contemporâneo, e os realizadores interessados podem inscrever seus filmes até 18 de fevereiro. Os curtas inscritos devem ter sido finalizados a partir de janeiro de 2019. A mostra também busca filmes produzidos sob o confinamento imposto pela pandemia. O resultado será divulgado no dia 1º de março.
O evento tem curadoria de Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias, e busca fazer um recorte temático trazendo obras que possibilitem discussões sobre direitos humanos, sociedade, raça e gênero. "O período de isolamento social que estamos vivendo vai ser definidor para todo o cinema que for feito nos próximos anos, tanto em aspectos temáticos quanto de produção. As primeiras expressões dessa experiência no cinema já estão acontecendo e estamos ansiosos para acompanhá-las", explica Juliana Soares, curadora e coordenadora de programação da Mostra.
Enock Carvalho explica que a linha curatorial busca filmes que tratem do tempo presente para tentar vislumbrar possibilidades de futuro. "Essa crise toda da pandemia nos fez olhar para tudo de outra maneira e eu acho que o cinema sempre refletiu a sociedade como um espelho. Queremos proporcionar um recorte de olhares que ajudem a pensar as crises contemporâneas e seus desdobramentos", reflete.
FORMAÇÃO
Além da exibição de filmes, a mostra promoverá a oficina Críticas Urgentes, ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema. A oficina será realizada de 10 a 16 de março para 20 participantes, que irão produzir pelo menos uma crítica durante a aprendizagem. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 25 de fevereiro pelo site www.cinemadopresente.com. O resultado dos selecionados para a oficina será divulgado no dia 03 de março.
Para Matheus Farias, um dos idealizadores do projeto, a oficina tem um papel de formar novos críticos. "Entendemos que a Mostra também deveria criar um ambiente favorável para que produções pudessem ser discutidas. A importância de treinar o olhar de novos talentos, oferecendo as bases e os principais códigos da crítica cinematográfica no formato de uma oficina é um dos frutos desse projeto", pontua.