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Recifense da Linha do Tiro, Domitila Barros ganha destaque internacional na moda sustentável

Domitila Barros na Linha do Tiro, bairro onde cresceu

Morro da Conceição, Água Fria e Linha do Tiro são os três bairros que marcaram a infância e a adolescência de Domitila Barros, modelo, atriz e empresária da moda que hoje vive na Alemanha. Em novembro, a recifense passou a encabeçar uma campanha global da Symrise Cosmetics Ingredients, empresa alemã que desenvolve produtos usados por marcas de beleza, inclusive brasileiras, com enfoque em responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Apesar desse alcance internacional, foram nas citadas periferias da Zona Norte do Recife que ela começou a desenvolver um ímpeto criativo e pró-ativo.

É nesta mesma área que mães solteiras, capacitadas pela conterrânea, confeccionam biquínis e roupas de crochê que forma o catálogo da She From de Jungle, uma grife com pegada de moda alternativa que marcou presença na Semana de Moda de Berlim e fez a recifense aparecer na lista de mulheres influentes no trabalho de impacto social da revista estadunidense Formidable Woman Magazine. Aos 16 anos, Domitila Barros já realizava trabalhos de leitura e teatro para crianças da Linha do Tiro através da ONG CAMM (Centro de Atendimento à Meninas e Meninos).

"Sempre gostei de coisas ligadas à arte, moda, dança e carnaval. Independente de quão difícil fosse a realidade no Recife, existia uma necessidade de criar um universo lúdico. Nós ensaiávamos apresentações de dança, eu sentia muito prazer", conta Domitila, em entrevista ao Viver. Em 2000, para comemorar o início do milênio, a Unesco iniciou uma procura por jovens que impactassem as suas comunidades com projetos sociais. "Foi aí que descobriram 'a menina da Linha do Tiro'. Eu viajei até a Disney, na Flórida, para da uma palestra. Foi totalmente surreal, do nada. Eu acredito que é difícil acreditar em segundas chances, então vi agarrei essa oportunidade", conta.

Domitila Barros na Linha do Tiro, bairro onde cresceu

Aos 23 anos, Domitila Barros cursava mestrado em políticas sociais pela Universidade de Berlim quando começou a trabalhar como modelo para complementar a renda, que vinha de uma bolsa de estudos. "Eu acabei aparecendo em uma novela e fui convidada para trabalhar com algumas marcas. Comecei a entender como funcionava os bastidores desse universo. Notei que o trabalho de modelo era bem mais prazeroso para mim, ao mesmo tempo em que nunca quis deixar de lado um trabalho social de base."

A moda e o social se encontram juntamente na grife She From de Jungle, uma grife de moda praia, orgânica e vegana, marcada por estampas coloridas e biojóias. A marca não incentiva a ideia do consumismo constante pregado pelo fast-fashion. "Em uma visita ao Recife, três amigas confeccionaram cerca de 20 biquínis de crochê. Voltei com eles para a Alemanha e uma amiga que trabalha como cantora usou um deles. Depois disso, em 24 horas eu vendi todos”, explica Domitila, sobre o surgimento da marca. "Assim demos início a um processo de criação com várias mulheres da Linha do Tiro, que trabalham em suas próprias casas e conseguem ter uma renda sustentável legal, já que vendemos aqui na Europa”, explica.

Para a modelo e empresária, o impacto da marca está nas "possibilidades". "Hoje vamoas muito de empoderamento da mulher, mas esse empoderamento passa por um acesso financeiro. O empoderamento social tem que ser também econômico, através da criação de possibilidades do universo em que as pessoas já vivem", comenta Barros. "Até hoje, separamos 10% do lucro para a ONG CAMM, que foi onde comecei o trabalho social. É algo local e que também se mantém a longo prazo."

Domitila Barros durante ensaio de campanha de moda

Além da presença da Linha do Tiro, a She From de Jungle também iniciou um trabalho com um grupo de mulheres de Palmas, em Tocantins, cidade natal do capim dourado, a matéria-prima das biojoias da marca. "Todas as nossas jóias são orgânicas. Para fazer um anel de ouro, por exemplo, é preciso produzir 20 toneladas de lixo tóxico para explodir as minas. Na Ásia, a maior parte da poluição do mar vem por conta da produção do ouro. Nós fazemos jóias que usam matérias-primas que não poluem o meio ambiente."

Domitila Barros credita esses trabalhos a sua presença na campanha da Symrise Cosmetics Ingredients e também na lista da Formidable Woman Magazine, onde apareceu ao lado de personalidades como Lady Michele Mone, oradora número 1 do Reino Unido, Larisa B miller, CEo da Phoenix Global, e a Rainha Zynak da Nigéria."“Eu acredito que faço um trabalho tem longo prazo e essas instituições entendam como sustentabilidade. Durante a entrevista que dei para a revista americana, o repórter me disse que 'as pessoas estão tendo a chance de acordar para o ativismo' na atualidade. Mas não são todas as pessoas que, com 36 anos, já exerciam algum trabalho social há 20 anos”, conclui a pernambucana.

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