° / °

Robertinho de Recife ganha série documental na TV

Por

Foto: YouTube/Reprodução
Robertinho de Recife apresentando Voo de Ícaro em evento do Instrumental Sesc Brasil

O consagrado guitarrista pernambucano Robertinho de Recife virou tema de uma série documental de 10 episódio que estreia nesta segunda-feira (5), às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brasil (Canal 623 na Net/Claro e 145 na OI TV). O projeto audiovisual Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo, dirigido por Claudia Andre, recupera todo o legado do produtor, contando a sua história de vida e a influência que o músico deixou em diversos gêneros musicais no Brasil, desde a MPB até o heavy metal.

A série teve produção de Ariella Medeiros e Hana Khalil, com roteiro do próprio Carlos Roberto Cavalcanti de Albuquerque - nome de batismo do artista, que está com 66 anos. Cantores e músicos como Caetano Veloso, Fagner, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Lailson, Zé da Flauta e o jornalista e pesquisador José Teles estão entre os entrevistados da obra.

Tido como um dos melhores músicos recifenses dos anos 1970/80, Robertinho ficou famoso após participações em discos de outros artistas, como Fagner, na música Revelação. O primeiro disco solo do artista foi lançado em 1977 (Jardim da infância). Depois vieram mais sete, incluindo um dedicado ao frevo (Robertinho no passo, 1978) e outro ao heavy metal (Metalmania, 1984). Com o projeto de metal, o guitarrista chegou a abrir shows da banda norte-americana Quiet Riot.  Apaixonado por blues e pela música nordestina, Robertinho de Recife também costuma tocar versões blueseiras de clássicos nordestinos.

Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo terá reprises todas as quintas, às 19h30, e domingos, às 14h.