° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

NaPerifa: Mostra exibe trabalhos de artistas pernambucanos de periferia

Por

Entre os trabalhos de fotografias está De Khalo mas não me calo porque na arte que falo, de Thiago Souza.
 
Fruto da parceria entre o coletivo Coquevídeo – Formação e Experimentação em Audiovisual no Coque e o Instituto Moreira Salles, através do programa IMS Convida, foram selecionados 47 projetos para o "Narrativas Periféricas do Fim desse Mundo".  Essa ação tem como objetivo apoiar artistas periféricos de Pernambuco durante a pandemia. A partir desta segunda (10), o resultado está disponível na mostra NaPerifa, que pode ser acessada no site: naperifa.org.

O projeto teve a preocupação de mostrar que a pluralidade está expressa de múltiplas maneiras. As obras vêm não só da Região Metropolitana do Recife, mas também do Litoral aos Sertões, passando pelo Agreste e Zona da Mata, em periferias urbanas, rurais e comunidades indígenas e quilombolas. 

Entre ensaios fotográficos e vídeos, há uma variedade de linguagens artísticas e formas de narrar a periferia: retratos, colagens, vídeos experimentais e documentais. São de denúncias, ficções, animações, relatos, diários, entre outros.
 
Entre os trabalhos que compõem a categoria RMR, está o curta de animação Isolamento, de Anderson Oliveira, e o curta Oito da noite, de Amanda du Brasil. A mostra conta com duas categorias específicas para as produções do Coque. Já a categoria PE, traz trabalhos das regiões Agreste e Sertão do Estado, como Zona da Mata Além do Norte, de Rúbia Batista, e Em Si, de Cora Acor e Isaac Zuza.