Se no início dos anos 1990 Sonic e Super Mario reinaram praticamente sozinhos no segmento dos jogos de plataforma, a segunda metade da década revelou um concorrente de peso: Crash Bandicoot. Um dos grandes sucessos do então recém-lançado Playstation, o novo título ajudou a estabelecer a popularidade do console da Sony e apresentou um dos personagens mais carismáticos dos games. Remasterizada e relançada no ano passado com exclusividade para o Playstation 4, a trinca original de jogos agora está disponível para Xbox One, Nintendo Switch e PC, embalada na coletânea Crash Bandicoot: N.SaneTrilogy (R$ 149, Activision).
A nostalgia pode até parecer o apelo mais imediato desse lançamento, mas certamente os jogos têm potencial para agradar quem nunca adquiriu qualquer uma das mais de 56 milhões de cópias que a franquia já vendeu desde o lançamento. E, nesse retorno, a popularidade segue em alta. No Reino Unido, por exemplo,N.SaneTrilogy já figura há cinco semanas no topo dos jogos mais vendidos. É um feito considerável, ainda mais se levarmos em consideração que o título saiu em 2017 para PS4 e os números atuais são, em sua maioria, relativos a cópias comercializadas para XBox One, Swtich e PC.
Com jogabilidade simples e, no geral, eficiente, além de gráficos condizentes com a atual geração, a coletânea mostra que o título envelheceu bem. Claro que a repaginada no visual contribui para essa sensação de frescor, mas a essência original da franquia está toda ali. Crash Bandicoot (1996), Crash Bandicoot: Cortex Strikes Back (1997) e Crash Bandicoot: Warped (1998), lançados para Playstation 1, foram originalmente concebidos pela Naughty Dog, estúdio mais conhecido hoje em dia pelos sucessos Uncharted e The last of us. Os três jogos reunidos nesta edição foram redesenhados Vicarious Visions, que já trabalhou em outros títulos de Crash Bandicoot no início dos anos 2000.
Mesmo sem o código-fonte original dos jogos, a desenvolvedora fez um ótimo trabalho em refazer do zero toda a arte da trilogia. Hoje com visual um tanto datado por conta do design poligonal, a trilogia clássica ganhou uma bela recauchutada nesta remasterização. Ao mesmo tempo em que a estética foi plenamente respeitada, tudo parece novo e bem polido, seja no gameplay ou nas sequências de animação. O áudio foi outro ponto refeito do princípio que também teve saldo positivo. O elenco original regravou as vozes e a trilha sonora ganhou uma nova orquestração, assim como os efeitos sonoros foram retrabalhados e incrementados.
A fidelidade também se aplica aos aspectos técnicos: os controles são exatamente iguais e todo o andamento das fases é idêntico, com suas vantagens e desvantagens. Quem jogou os títulos anteriores certamente irá se sentir mais do que familiarizados, embora a movimentação do personagem, sobretudo no primeiro Crash Bandicoot, traga algumas modificações sutis em relação à física dos saltos do herói, embora ainda não resolva certas imprecisões nos pulos, um adicional na dificuldade em algumas. A mudança, no entanto, é positiva e a movimentação fica levemente mais fluida.
Mas se a jogabilidade não estiver tão fresca na memória, é provável que esse detalhe passe despercebido. Embora seja possível utilizar o controle analógico, o uso dos direcionais resulta em uma movimentação mais precisa. De novidades, há alguns desafios de tempo e velocidade, além de dois níveis inéditos. Um deles é Stormy Ascent, fase prevista originalmente para o primeiro jogo, mas que acabou sendo descartada e não finalizada na época por conta do elevado nível de dificuldade.
A outra fase, Future Tense, é inteiramente nova e foi incluída no terceiro jogo da franquia. Outro acréscimo é a inclusão de mais um personagem jogável, Coco Bandicoot, a irmã mais nova do famoso marsupial.
O retorno de Crash Bandicoot aos consoles da nova geração é mais do que bem-vindo, principalmente considerando o pequeno número de jogos do gênero plataforma lançados ultimamente. É torcer para que as boas vendas da N.SaneTrilogy sirvam para alavancar o desenvolvimento de novos jogos para o personagem, cujo o último título foi Crash: Mind Over Mutant, de 2008.
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