Viver

Bongar celebra Dia da Consciência Negra com shows e espetáculos de dança e circo

Projeto Um Quilombo Cultural recebe ainda desfile de maracatu e cortejo de boi na comunidade Xambá

Evento será realizado no Centro Cultural Bongar, em Olinda. Foto: Joelson Souza/Divulgação


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

O Bongar traz para o público o show Samba de terreiro, no qual mostra o Coco da Jurema, um ritmo de batida forte e bem peculiar da comunidade Xambá. Além do grupo, o projeto recebe o espetáculo 1 sétimo do tempo, fruto de oficinas de dança afro realizadas no espaço cultural, que aborda a "corporificação visceral de raízes ancestrais que se movem ao imo do corpo dando vida ao mundo oculto".

As narrativas coreográficas da obra passeiam pela África Ocidental (os Iorubás: de Daomé, Ketu e Benin), do Centro e do Sul do continente (os Bantos: do Zaire, de Luanda e de outros lugares da África), além da América Latina, evocando os conflitos, paradoxos, aproximações, territórios e fronteiras através da afirmação da identidade e do empoderamento negro, assim como o enfrentamento ao racismo.

Também abordando as temáticas do racismo e do preconceito religioso, o espetáculo circense Afro, fulgor, beleza e fé, ressalta a luta e a dificuldade de aceitação do povo negro com relatos e dados reais sobre violência, preconceito e opressões. Em cena, os atores traçam um paralelo entre os sentimentos abordados e as características dos orixás Exu, Ogum, Xangô, Oxum e Oxalá, através de coreografias de afoxé e técnicas circenses (pirofagia, acrobacia e adágio).

SERVIÇO

Dia da Consciência Negra no Centro Cultural Grupo Bongar

Quando: segunda-feira (20), às 17h

Onde: Centro Cultural Grupo Bongar (Rua Ieda, 123, São benedito, Olinda)

Quanto: 1 kg de alimento não perecível

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...