Viver

Autora negra que criou próprio espaço inspira série de TV da HBO

Issa Rae, de 32 anos, conta que ainda se impressiona ao ver mulheres de todo o mundo se identificando com a personagem dela em Insecure

Foto: HBO/Reprodução


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Na série, ela lança mão de um humor sarcástico para delinear o cotidiano de uma mulher negra, adulta e (agora) solteira, sem refutar os tradicionais arcos narrativos das sitcoms. Dilemas amorosos e desafios profissionais são costurados a partir da relação com a melhor amiga, Molly (Yvonne Orji). Além do próprio nome, Issa emprestou à personagem experiências pessoais, usadas para aprofundar e desmistificar questões como racismo e sexualidade.

“Mudei completamente a maneira como passei a me ver e só percebi isso após um tempo. Me tornei mais crítica em relação às minhas ações, em relação a como eu analiso as ações das outras pessoas, e o roteiro é repleto de situações pelas quais eu já passei. É bastante sobre ser a heroína da minha própria história”, analisa Rae, acrescentando que foi surpreendente observar como mulheres de vários lugares do mundo se reconheciam nela.

Foi importante também para a artista ambientar a produção no Sul de Los Angeles, onde nasceu e foi criada, para mudar os contornos violentos que a região ganhava em programas policiais e no cinema, dando um tom menos estereotipado ao lugar. Sobre o futuro, Rae espera alçar voos ainda mais altos no caminho à representatividade. “Estive assistindo a produções de outras mulheres negras para me inspirar e me sinto incrível sendo uma delas. Espero de verdade que possamos ver cada vez mais delas em posições de poder”, ambiciona.
 
Assista ao trailer da segunda temporada de Insecure:

[VIDEO2] 

Acompanhe o Viver no Facebook: 

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...