Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista Autora negra que criou próprio espaço inspira série de TV da HBO Issa Rae, de 32 anos, conta que ainda se impressiona ao ver mulheres de todo o mundo se identificando com a personagem dela em Insecure

Por: Matheus Rangel

Publicado em: 11/09/2017 11:02 Atualizado em: 11/09/2017 10:52

Foto: HBO/Reprodução
Foto: HBO/Reprodução

De Seinfeld a Modern family, passando por Friends, How I met your mother, Parks and recreation e The Big Bang Theory, é possível dizer que grande parte das comédias mais populares da TV norte-americana têm protagonistas brancos. Um maluco no pedaço, Todo mundo odeia o Chris e The Cosby show não são exceções - há uma vasta gama de produções estreladas por negros nos Estados Unidos, é fato -, mas os números ainda inferiores não foram suficientes para esmorecer a inquietação de Issa Rae. Sem se ver adequadamente representada na mídia, a atriz de 32 anos gravou e disponibilizou no YouTube a websérie The mis-adventures of awkward black girl (As desaventuras de uma garota negra, em tradução literal) e lançou livro homônimo, classificado como best-seller pelo The New York Times. A história foi comprada pela HBO, transformada no seriado Insecure, cuja segunda temporada chegou ao fim ontem e a terceira já está confirmado.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Na série, ela lança mão de um humor sarcástico para delinear o cotidiano de uma mulher negra, adulta e (agora) solteira, sem refutar os tradicionais arcos narrativos das sitcoms. Dilemas amorosos e desafios profissionais são costurados a partir da relação com a melhor amiga, Molly (Yvonne Orji). Além do próprio nome, Issa emprestou à personagem experiências pessoais, usadas para aprofundar e desmistificar questões como racismo e sexualidade.

“Mudei completamente a maneira como passei a me ver e só percebi isso após um tempo. Me tornei mais crítica em relação às minhas ações, em relação a como eu analiso as ações das outras pessoas, e o roteiro é repleto de situações pelas quais eu já passei. É bastante sobre ser a heroína da minha própria história”, analisa Rae, acrescentando que foi surpreendente observar como mulheres de vários lugares do mundo se reconheciam nela.

Foi importante também para a artista ambientar a produção no Sul de Los Angeles, onde nasceu e foi criada, para mudar os contornos violentos que a região ganhava em programas policiais e no cinema, dando um tom menos estereotipado ao lugar. Sobre o futuro, Rae espera alçar voos ainda mais altos no caminho à representatividade. “Estive assistindo a produções de outras mulheres negras para me inspirar e me sinto incrível sendo uma delas. Espero de verdade que possamos ver cada vez mais delas em posições de poder”, ambiciona.
 
Assista ao trailer da segunda temporada de Insecure:

 

Acompanhe o Viver no Facebook: 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL