Viver

Decepção, raiva e negação de pai de garoto com Down são tema de peça

Com um quarto de século de trajetória, Cia. Atores de Laura volta ao Recife em curta temporada

Ator Charles Fricks recebeu vários prêmios. Foto: Dalton Valério/Divulgação


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Adaptação do premiado livro de Cristóvão Tezza, já transformado em filme, O filho eterno estreou em 2011 e teve sessões no Recife em 2013. A história mostra um escritor, sustentado pela esposa, que cria uma grande expectativa pelo nascimento do primeiro filho, mas oscila entre a decepção, a raiva e a negação ao constatar que ele tem síndrome de Down. O monólogo com o ator Charles Fricks, premiado várias vezes por seu desempenho, tem como tema a tolerância, discussão central no mundo contemporâneo. "Eu, como diretor artístico, proponho algum tema, autor ou texto específico conectado com nossos momentos. Charles queria fazer um monólogo, veio com esse livro e achei tudo a ver. Acho muito necessário falar sobre isso, porque a ideia de paternidade e maternidade pressupõe a desilusão. Você não controla o que vem, é uma porrada no narcisismo".

Para dimensionar o vazio e da solidão sentida pelo pai, o palco tem o mínimo de objetos cênicos. Uma cadeira e a iluminação são os elementos visuais com os quais o ator contracena. "Charles é um excelente ator cômico, mas ele consegue encenar essa situação-limite e emocionar o público, que imagina todos os lugares onde a ação se passa: a casa, o carro, o hospital, a clínica", afirma Daniel, também encenador da peça.

O enxoval
Na próxima semana, é a vez de O enxoval, dirigido por um dos atores da companhia, Luiz André Alvim, e com Ana Paula Secco e Verônica Reis no elenco. Elas interpretam dois personagens de cerca de 80 anos e também trazem o tema da solidão, mas sob o prisma da velhice. Duas senhoras, Célia, 82 anos, e Amélia, 86 são donas da única Telefônica da. Célia é viúva do irmão de Amélia e espera o noivo, que sumiu e nunca voltou, com o enxoval completo.

SERVIÇO
O filho eterno, da Cia. Atores de Laura. quinta-feira a sábado, às 20h
O enxoval, da Cia. Atores de Laura. De 14 a 16 de setembro, às 20h
Onde: Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Informações: 3425-1900

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...