{{channel}}
SBT deixa vídeo de DJ que regeu orquestra com a bunda de fora do YouTube
Apresentação de twerk no quadro Vale Tudo repercutiu em rede nacional

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre
A emissora, que costuma publicar trechos do programa dominical no site e no canal do SBT do YouTube nas segundas-feiras, atrasou o upload dos vídeos. Apenas alguns blocos do Programa Silvio Santos foram ao ar na terça-feira, com 24h de atraso. Entretanto, o quadro Vale Tudo, com a apresentação da dançarina ficou de fora desta. A assessoria de imprensa informou que a emissora não vai se pronunciar sobre o caso.
Nas redes sociais, a performance foi questionada por vários usuários. "Tava aqui passando os canais e vejo essa bunda no Silvio Santos. Silvio endoidou de vez?", escreveu um internauta. "Uma menina ganhou mil reais no Silvio Santos só porque ficou mexendo a bunda sem calcinha. A que ponto chegamos?", questionou outra.
A dançarina - apresentada como DJ Brisa - explicou ao apresentador que lidera o Twerk Brazil, um grupo feminista formado para difundir o ritmo norte-americano, popularizado por artistas como Rihanna e Miley Cyrus. "Defendemos que o corpo é nosso, uma ferramenta da sensualidade, e que pode ser utilizado da maneira como queremos", defendeu Brisa. Segundo ela, o grupo promove aulas presenciais em São Paulo e por Skype para outras partes do Brasil. "Já contamos com mais de 60 membros no Brasil", relatou. Depois da performance, ela foi convidada por Silvio a voltar ao palco nas próximas semanas com mais cinco companheiras.
As críticas negativas minimizaram um trabalho de autoafirmação desenvolvido por anos a fio, defende a artista à frente da coreografia, líder de um grupo de 60 mulheres empenhadas em popularizar o twerk no Brasil. O gênero nascido nos Estados Unidos prega o uso musical da sensualidade como forma de fazer a mulher aceitar e se orgulhar do próprio corpo – independentemente de ser admirada por um homem. "A objetificação está em quem vê. O Silvio Santos é uma pessoa com informação e conseguiu enxergar a minha arte, porque eu tenho talento. As mulheres que dançam para mim são contorcionistas, veterinárias, dançarinas do ventre, que gostam de exibir a sensualidade. Muitas nem hétero são, para você ver como a hipocrisia é grande. Elas se sentem empoderadas", disse a DJ ao Viver. Leia a entrevista completa com DJ Brisa.
Acompanhe o Viver no Facebook: