Viver

Artista propõe a visitantes e convidados passar uma noite em museu do Recife

Daniel Santiago fez instalação com 20 camas para quem quiser se deitar

Daniel Santiago em meio às camas da instalação Um sonho de Ezra Pound. Crédito: Gabriel Melo/DP


Confira o roteiro de exposições no Divirta-se

Esta é a primeira exposição de Daniel Santiago em cinco anos. Na vernissage, os convidados foram orientados a ir de pijama e toda a movimentação do happening será registrada em vídeo para compor, posteriormente, o material da mostra. A roupa de cama dos 20 leitos - fronha, lençol e máscara para dormir - foi feita especialmente para a mostra, com desenhos do artista visual Carlito Person aplicados no tecido a partir de carimbos. “Tive essa ideia pela primeira vez há dez anos. Li em algum lugar que Ezra Pound dizia uma coisa: a verdade está no sonho. Acordados, somos animais à procura de alimentação. Na verdade, não sei se você vai encontrar isso em Ezra Pound”, brinca Daniel, conhecido por sua mente afiada e bom humor.

Além do happening na noite de abertura, o passado de Daniel também será abordado por meio da reprodução de 20 obras em lambe-lambe, a partir de trabalhos feitos desde o fim dos anos 60. Elas englobam realizações feitas em vários outros suportes, como pinturas, registros de performances e de arte feita por computador. “Escolhemos uniformizar a trajetória de Daniel nessa linguagem porque ela tem a ver com a prática dele, de transformar o ‘sagrado’ da pintura para entrar em outros âmbitos de circulação. A brincadeira marca a produção do artista e, para mim, esse é um dos sentidos mais providenciais da arte”, aponta a curadora da mostra, Joana D’Arc de Souza Lima. Também serão expostas capas de livro realizadas por ele.

BELA AURORA DO RECIFE

O artista visual Wilton de Souza também vai expor suas obras nos andares superiores do Mamam, com a mostra Bela Aurora do Recife. Integrante de movimentos importantes como a Sociedade de Arte Moderna do Recife e o Ateliê Coletivo, conviveu com nomes como Abelardo da Hora e Corbiniano Lins, além de ter como irmão outro artista, Wellington Virgolino. Serão expostos estudos da época do Ateliê Coletivo, nos anos 50, além de quadros e de sua faceta de artista gráfico. O profissional foi um dos responsáveis por várias capas de discos da extinta gravadora Rozenblit. A abertura acontece na terça-feira, a partir das 19h.

SERVIÇO

Daniel Santiago em dois tempos

Abertura: 20 de junho (terça), a partir das 19h

Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista

Visitação: De terça a sexta, das 12h às 18h; sábados e domingos, das 13h às 17h - até 13 de agosto

Entrada gratuita

Informações: 3355-6871


Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...