Viver

Exposição detalha as transformações do Recife ao longo dos 480 anos de história

Recife Através dos Tempos, de Terciano Torres, fica em cartaz na Caixa Cultural até junho


Os quase 40 painéis que compõem a mostra Recife através dos tempos estão disponíveis para visitação na Caixa Cultural, no Recife Antigo, até o dia 4 de junho. Na abertura da exposição, na noite desta terça-feira (21), o artista Terciano Torres, responsável pelas obras que retratam as transformações urbanas do Recife ao longo de seus 480 anos de história, ressaltou a relevância do projeto. “Recife é uma cidade com muita história para contar, é uma cidade viva. Nossa riqueza é grande e é importante que se documente tudo isso”, disse, destacando que o tipo de trabalho apresentado na mostra é um recurso pouco utilizado no país. "Muito do meu trabalho foi feito através de cartões postais, comparando as mudanças. Na Europa, isso é usado até para dar aulas de arquitetura. Aqui é muito raro esse tipo de estudo", conclui.

Os desenhos, feitos a bico de pena, levaram quase 15 anos para serem concluídos e foram originalmente desenhados com o intuito de fazerem parte de um livro. Quando transformados em exposição, precisaram passar por um processo de colorização, o que tornou a mostra algo mais lúdico, como destacou Márcia Souto, presidente da Fundarpe. "Esse trabalho tem um papel educativo muito forte. Os detalhes são encantadores e essa documentação é fundamental. Ter a nossa história mostrada de uma maneira diferente da qual a gente está acostumado é muito importante e o visual agradável e a riqueza de informações agradam pessoas de todas as idades", elogiou ela.

O psicológo Artur Teixeira também se encantou pelo papel educativo e o detalhes dos painéis. "É um deleite tanto para os adultos quanto para as crianças. Fica mais fácil de ensinar a história de Pernambuco quando se tem algo tão detalhado e explicado". As duas filhas de Artur, Ana Sofia, de 8 anos, e Luiza, de 5, aproveitaram o Grande Livro Sobre o Recife - uma reimpressão das obras em preto e branco disponíveis para serem coloridas e preenchidas livremente pelos visitantes. "É uma maneira muito inteligente de unir a educação ao divertimento", opinou o psicólogo. A exposição fica em cartaz na Caixa Cultural até o dia 4 de junho e a entrada é gratuita.

SERVIÇO
Exposição O Recife através dos tempos, de Terciano Torres
Onde: Caixa Cultural - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 17h - até 4 de junho de 2017
Quanto: gratuito
Informações: 3425-1915

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...