Viver

Getúlio Cavalcanti grava primeiro DVD no Teatro de Santa Isabel com 31 agremiações carnavalescas

Registro terá um repertório com 18 canções premiadas em festivais de música dos quais o cantor e compositor participou

Membro do Bloco da Saudade, Cavalcanti é um dos nomes mais expressivos do frevo-de-bloco do carnaval pernambucano. Foto: Julio Jacobina/DP

Enquanto o carnaval 2017 não chega e muitos artistas finalizam a preparação para a folia que se aproxima, um deles vai começar a festa quase dois meses mais cedo. Na próxima terça-feira (20), o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, um dos nomes mais expressivos do frevo de bloco, sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel para a gravação do seu primeiro DVD, fruto de uma carreira musical que no próximo ano completa 55 carnavais na bagagem e alegria de sobra.

Acerto lírico, nome escolhido para batizar o novo trabalho, não será uma apresentação isolada do cantor, até porque, como ele próprio afirmou em conversa com o Viver, o carnaval é uma festa popular. Sendo assim, 31 agremiações carnavalescas representativas do frevo e das orquestras de pau e corda participarão da gravação, entre elas os blocos da Saudade, das Cores, das Ilusões, O Bonde, Compositores e Foliões, Paraquedista Real e Damas e Valetes.   

Além dos grupos carnavalescos tradicionais do carnaval do Recife, a gravação terá a participação tripla dos corais Edgard Moraes, do Bloco da Saudade e do Bloco Paraquedista Real. Na linha de frente do espetáculo, Getúlio será acompanhado de uma orquestra composta por dez músicos, dentre os quais o seu filho caçula, Cassius (violão), a filha Alessandra e a única neta, Beatriz. A regência será do maestro Bozó.

Prestes a completar 75 anos de vida no próximo mês de fevereiro, Getúlio Cavalcanti, cuja trajetória artística contém dois LPs, 12 CDs, 120 músicas gravadas por vários intérpretes e cerca de 250 composições próprias e em parceria com amigos do cenário musical, disse que o repertório do DVD terá 18 dos frevos de bloco campeões de festivais de música de anos anteriores, todos de sua autoria, registrados em cerca de uma hora e meia de gravação.

"O DVD é totalmente autoral, contendo 90% de frevos laureados em concursos musicais de anos atrás, quando os festivais ainda tinham força. Criamos o projeto de forma independente, com recursos próprios, mas recebemos o convite da Rede Globo para a captação gratuita das imagens no Santa Isabel, cuja acústica favorece esse tipo de gravação. Será uma festa inesquecível", disse Cavalcanti. Em fevereiro próximo, a emissora deve exibir Acerto lírico durante o carnaval.       

Para Getúlio, que há nove anos recebeu o título de "Príncipe dos blocos", antes de Raul Moraes, fundador do Bloco das Flores, e em 2010 foi homenageado no carnaval do Recife, os concursos musicais de frevo fazem falta e deveriam voltar a receber a atenção e incentivo do poder público. O cantor acredita, inclusive, que, embora o país atravesse um período de dificuldades, o carnaval serve como um alento para os problemas enfrentados pela população. 

"Os blocos líricos têm sobrevivido com muito sacrifício, sem a ajuda que merecem. O momento é de dificuldade, inclusive financeira, mas espero que as prefeituras possam valorizá-los mais, o romantismo e lirismo dos blocos e orquestras de pau e corda são uma marca do nosso carnaval. Mesmo nas dificuldades, não podemos perder o espírito carnavalesco de alegria, de dias melhores. Quanto maior o problema, melhor o carnaval", destacou. 

Após a gravação de Acerto lírico e uma pequena pausa para as festividades do fim do ano, Getúlio Cavalcanti concentrará forças nos acertos de marcha do Bloco da Saudade, do qual é membro desde 1979. As datas para os ensaios na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB (Rua Dr. Malaquias, 204, Graças), aliás, já estão definidas pela direção da agremiação: 20 e 27 de janeiro e 3, 10 e 17 de fevereiro, esta última o tradicional Baile do Bloco da Saudade.     
SERVIÇO 

Gravação do DVD Acerto lírico, com Getúlio Cavalcanti
Quando: 20 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), à venda na bilheteria do teatro
Informações: 3355-3322

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...