Viver

Exposição do cartunista Ziraldo entra em temporada na Caixa Cultural

Criador do Menino Maluquinho estará presente na abertura da mostra, no dia 16 deste mês

Artista receberá fãs da Orquestra Criança Cidadã. Foto: Caixa Cultural/Divulgação

A exposição Pererê do Brasil, do jornalista, cartunista e escritor mineiro Ziraldo, entra em cartaz a partir do dia 16 deste mês na Caixa Cultural Recife. O artista estará presente na abertura da mostra. No dia seguinte, ele recebe fãs mirins da Orquestra Criança Cidadã em visita guiada à exposição.

Clique e confira o roteiro de exposições do Divirta-se

[SAIBAMAIS] A mostra é inspirada na Turma do Pererê, criada por Ziraldo. Os personagens, que por sua vez são inspirados em lendas do folclore brasileiro, apareceram pela primeira vez na revista O Cruzeiro, em período de 1960 a 1964. Além de memorabília e exposição de desenhos originais, haverá ainda homenagens a outros personagens criados por Ziraldo.

As visitações seguem até o dia 8 de maio, quando a exposição segue para Brasília e Fortaleza.

Ziraldo

Nascido em outubro de 1932, Ziraldo criou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, a Turma do Pererê, publicada de 1959 a 1964. Com o fim da publicação para a garotada, o multiartista mineiro passou a buscar novas maneiras de ganhar o pão. Começou a fazer capas de cadernos, cartazes, inclusive de cinema – chegou a criar cerca de 400 –, foi um dos fundadores do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, e escreveu seu primeiro livro infantil, Flicts, em 1969.

A criação de O Menino Maluquinho, seu personagem mais icônico, remonta aos tempos do Pasquim. Corria o ano de 1980 e o autor comentou sobre a distância entre as gerações e o mito de que os filhos não se entendiam mais com os pais. Ziraldo citou seu exemplo e de vários amigos e de como mantinha uma boa relação com seus filhos e discorreu sobre como se deveria tratar uma criança.

SERVIÇO

Exposição Pererê do Brasil, de Ziraldo

Quando: Visitação de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h

Entrada gratuita

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...