° / °

Dia do comediante: dor e delícia de pernambucanos que fazem rir

Viver presta homenagem ao importante celeiro do humor em Pernambuco neste 26 de fevereiro

Por

Espetáculo No Truque da Galinha Morta, da Trupe do Barulho. Foto: Jô Ribeiro/Divulgação


[SAIBAMAIS]O Nordeste é celeiro do humor para o Brasil. Em Pernambuco, diversos profissionais do riso representam um dos gêneros mais clássicos do teatro, a comédia, e abrem as portas para novos talentos. Alguns pernambucanos entraram no panteão do riso, como Abelardo Barbosa, o eterno Chacrinha, o ator Marco Nanini, o Lineu da séria A grande família, e a atriz Fabiana Karla, com personagens no Zorra Total (Globo). Só para citar alguns.

O estado é destaque ainda no filão stand up comedy, encabeçado por Murilo Gun. A noite de humor Quarta do Riso, em cartaz há mais de cinco anos no Camaleão Bar, nas Graças, é uma vitrine para os iniciantes. "Recebemos convidados de todo o Brasil, e, principalmente do Nordeste. Toda a semana damos oportunidade para quem quer fazer stand up se apresentar por cinco minutos no Open mic (microfone aberto)", explica o comediante Rodrigo Marques.

"O Recife é um celeiro de bons comediantes. Tem esse lado bonachão, que não se deixa abater pelas dificuldades. O que sinto falta é de casas de espetáculos e da conscientização do poder público para a necessidade de movimentar a vida cultural da cidade", avalia o humorista Aurino Xavier, conhecido pelo personagem Chupingole, da Trupe do Barulho.

A companhia representa o viés escrachado do humor pernambucano, que ainda tem grupos como o Tattoo. "O teatro já foi viável nas décadas de 1970, 1980 e até final dos anos 1990. Hoje, é uma dificuldade conseguir dias disponíveis", lamenta o diretor e produtor Henrique Celibi, autor da adaptação de Cinderela.

> Grupos do riso

TRUPE DO BARULHO

Celebrando os 25 de anos de companhia, a Trupe arma a montagem de um novo espetáculo, ainda sem título definido. A peça deve retomar a temática dos contos de fadas, adaptada ao humor escrachado da trupe. A previsão de estreia é abril.

GRUPO TATTOO

Encabeçado por Henrique Calibi, o grupo celebra os 31 anos da primeira montagem de A história que sua mãe não contou - A bicha burralheira (título original). O espetáculo estreou em 12 de abril de 1985, na antiga boate Misty, na Boa Vista. A trama foca na exploração doméstica. No palco, Cinderela, o príncipe, a fada-macumba, a madrasta e as duas irmãs. A previsão de estreia é abril.

ÔXE MAINHA

A companhia coordenada por Jeison Wallace, desde 2000, cumpriu temporadas de espetáculos como O voo do riso, Preta de Neve e um anão, Zé Lezin e Cinderela - Briga de marido e mulher ninguém mete. O grupo já está preparando o novo espetáculo, com Cinderela como protagonista e personagens do programa da TV.

> Onde rir

Camaleão Bar
Onde: Rua Corrêa de Araújo, 81, Graças
Programação: Shows de stand up comedy todas as quartas-feiras, às 20h30, com elenco rotativo
Ingressos: R$ 25
Informações: 3423-2620

Teatro Boa Vista
Onde: Rua Dom Bosco, 55, Boa Vista
Informações: 2129-5961

Teatro Valdemar de Oliveira
Onde: Praça Osvaldo Cruz, 412, Soledade
Informações: 3222-1200