Globo de Ouro 2016: O regresso leva três estatuetas e Mr Robot é a melhor série de drama
Filme do mexicano Alejandro Iñarritu foi o grande vencedor da noite. Já a série desbancou Narcos e Game of thrones

Com três estatuetas em uma premiação pulverizada, O regresso foi o grande vencedor da noite do Globo de Ouro 2016. O filme de Alejandro Iñarritu se consagrou nas categorias Melhor Direção, Filme e Ator (Leonardo Di Caprio). Seriados recém-lançados foram os destaques das categorias principais de TV. Considerada favorita desta edição, a novata Mr. Robot já estreou na cerimônia como a melhor Série Dramática, superando a veterana Game of thrones e Narcos. A 73ª edição do Globo de Ouro, organizada pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, foi realizada na noite deste domingo em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Uma das principais premiações antes do Oscar alertou para o combate à injustiça, à violência e à intolerância, surpreendeu em algumas categorias, fez piadas com celebridades, homenageou Denzel Washington e reverenciou o astro Sylverster Stallone.
Não foi dessa vez que Wagner Moura levou uma estatueta da premiação para casa. Indicado na categoria Melhor Ator de Série Dramática, o brasileiro perdeu para Jon Hamm, que se despede como o publicitário Don Drapper, personagem de Mad men, cuja última temporada foi exibida no ano passado. Foi o segundo Globo de Ouro da carreira do norte-americano, que venceu o Emmy do ano passado. O primeiro foi em 2008 pela mesma série.
Wagner Moura é desbancado por Jon Hamm, da finalizada Mad Men
A premiação de Leonardo DiCaprio já era esperada e merecida na categoria Melhor Ator de Filme de Drama. A performance em O regresso, que também venceu na Melhor Direção com Alejandro Iñarritu, é considerada uma das melhores da carreira dele. “É hora de conhecer e proteger a sua história. É hora de ouvir sua voz e proteger suas terras indígenas para outras gerações”, ele discursou, em um dos poucos pronunciamentos com tom político. O prêmio de melhor atriz foi para Brie Larson, pelo filme O quarto de Jack.
Narcos, do diretor brasileiro José Padilha, perde para Mr. Robot
A noite foi marcada por premiações surpreendentes, como Lady Gaga na categoria Atriz Coadjuvante de Minissérie ou Telefilme (em American horror story). Pelo segundo ano consecutivo, a Amazon venceu com as melhores Série de Comédia e Ator. No entanto, no lugar de Transparent, vencedora do ano passado, Mozart in the jungle foi a premiada das duas categorias. Taraji P. Henson venceu por Melhor Atriz de Drama por Empire. “Esperei 20 anos por isso, então vocês tem que me dar tempo”, disse, antes de continuar o discurso.
[SAIBAMAIS] Uma das surpresas, a vitória da atriz Rachel Bloom (Crazy ex-girlfriend) desbancou a favorita Julia Louis-Dreyfus, que ainda não ganhou um Globo de Ouro por Veep na categoria Atriz de Série Cômica (foram quatro indicações0. A minissérie britânica Wolf hall também desbancou a favorita Fargo. Representando a crítica social, Show me a hero (HBO) é um drama político que discute preconceito social. Oscar Isaac, estrela de Star wars episódio VII, venceu na categoria Melhor Ator de Minissérie e Telefilme.
Um dos momentos emocionantes da noite foi o primeiro grande prêmio conquistado por Sylverster Stallone na carreira, graças ao papel em Creed, na categoria Melhor Ator Coadjuvante de Filme de Drama. Aplaudido de pé pela plateia de estrelas, ele relembrou que a última vez que esteve na premiação foi em 1997. Homenageado da noite, Denzel Washington recebeu o prêmio Cecil B. DeMille, seu terceiro Globo de Ouro, pelo conjunto da obra, das mãos de Tom Hanks, parceiro do filme Filadélfia. O diretor Quentin Tarantino subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Trilha Sonora para o filme Os 8 odiados e homenagear o trabalho de Ennio Morricone.
Em sua quarta apresentação do Globo de Ouro, o polêmico Ricky Gervais retornou à premiação aparentemente mais contido, mas ainda com a língua afiada. O ator e comediante alfinetou colegas presentes: “Alguns de vocês são grandes estrelas. Outros só casaram bem”. Em outro momento, fez piada com a longa duração do prêmio. “Esse prêmio é muito comprido. Poderia fazer em meia hora. Podia simplesmente ler os nomes dos vencedores”, ironizou. O público espera que essa sugestão não seja acatada.
CINEMA
TV
Melhor série de drama
VENCEDOR: Mr. robot
Empire
Game of thrones
Mr. robot
Narcos
Outlander
Melhor série de comédia ou musical
VENCEDOR: Mozart in the jungle
Mozart in the jungle
Orange is the new black
Silicon Valley
Transparent
Veep
Melhor minissérie ou filme para TV
VENCEDOR: Wolf hall
American crime
American horror story: Hotel
Fargo
Flesh & Bone
Wolf hall
Melhor ator em série dramática
VENCEDOR: Jon Hamm (Mad men)
Wagner Moura (Narcos)
Jon Hamm (Mad men)
Rami Malek (Mr. robot)
Bob Odenkirk (Better call Saul)
Liev Schreiber (Ray Donovan)
Melhor ator em série de comédia ou musical
VENCEDOR: Gael García Bernal (Mozart in the jungle)
Aziz Ansari (Master of none)
Gael García Bernal (Mozart in the jungle)
Rob Lowe (The grinder)
Patrick Stewart (Blunt talk)
Jeffrey Tambor (Transparent)
Melhor atriz em série dramática
VENCEDORA: Taraji P. Henson (Empire)
Caitriona Balfe (Outlander)
Viola Davis (How to get away with muder)
Eva Green (Penny Dreadful)
Taraji P. Henson (Empire)
Robin Wright (House of cards)
Melhor atriz em série de comédia ou musical
VENCEDORA: Rachel Bloom (Crazy ex-girlfriend)
Rachel Bloom (Crazy ex-girlfriend)
Jamie Lee Curtis (Scream queens)
Julia Louis-Dreyfus (Veep)
Gina Rodriguez (Jane the virgin)
Lily Tomlin (Grande and Frankie)
Melhor ator minissérie ou filme para a TV
VENCEDOR: Oscar Isaac (Show me a hero)
Idris Elba (Luther)
Oscar Isaac (Show me a hero)
David Oyelowo (Nightingale)
Mark Rylance (Wolf hall)
Patrick Wilson (Fargo)
Melhor atriz em minissérie ou filme para a TV
VENCEDORA: Lady Gaga (American horror story: Hotel)
Kirsten Dunst (Fargo)
Lady Gaga (American horror story: Hotel)
Sarah Hay (Flesh & Bone)
Felicity Huffman (American crime)
Queen Latifah (Bessie)
Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para a TV
VENCEDOR: Christian Slater (Mr. robot)
Alan Cumming (The good wife)
Damian Lewis (Wolf hall)
Ben Mendelsohn (Bloodline)
Tobias Menzies (Outlander)
Christian Slater (Mr. robot)
Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para a TV
VENCEDORA: Maura Tierney (The affair)
Uzo Aduba (Orange is the new black)
Joanne Froggatt (Downton Abbey)
Regina King (American crime)
Maura Tierney (The affair)
Judith Light (Transparent)