Websérie pernambucana mostra como filmes de sucesso são feitos
Projeto estreia nesta quarta-feira (22), no canal Canne Fundaj, no YouTube

A websérie Narrativas audiovisuais contemporâneas estreia nesta quarta-feira (22) no canal Canne Fundaj, no YouTube, e nas redes sociais do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A proposta do projeto é analisar métodos no processo de criação audiovisual em roteiros cinematográficos. Com oito episódios, o programa reúne entrevistas com diretores e roteiristas. O diretor cearense Karim Ainoüz abre a série de diálogos nos dois primeiros episódios.
[SAIBAMAIS] Karim fala sobre roteiro e processo de produção a partir do longa-metragem Praia do Futuro (2014), que teve gravações no Ceará e na Alemanha. Diretor de cinco longas, como Madame Satã e O céu de Suely e da série Alice (2008), da HBO, comenta as mudanças que ocorreram no roteiro de Praia do Futuro ao longo das filmagens. Uma delas foi a redução de quatro para três capítulos do filme e a desistência do uso do recurso do flashback.
O pernambucano Hilton Lacerda é o convidado do terceiro e quarto episódios. O cineasta falará sobre roteiros a partir de Tatuagem (2013), o primeiro longa de ficção dele, protagonizado por Irandhir Santos, e Amarelo manga (2003), cujo roteiro foi assinado por ele e dirigido por Cláudio Assis. Hilton comenta as referências no cinema e os métodos de criação. Rodrigo de Oliveira e Rodrigo John também são convidados na primeira temporada da websérie. As entrevistas foram registradas em seminário no ano passado no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco.
Assista ao primeiro episódio: