{{channel}}
Ator James Franco se destaca com três filmes no Festival de Berlim
Norte-americano está em cena em "Queen of the desert", "Every thing will be fine" e "I am Michael"

Berlim - James Franco é "figurinha fácil" na Berlinale em 2015, é o "arroz-de-festa" deste ano. Não porque ele quer aparecer demais ou vai a vários eventos, mas simplesmente por estar presente em nada menos que três filmes da programação da 65ª edição do festival. O norte-americano faz parte do elenco de Queen of the desert, de Werner Herzog (apresentado na última sexta), Every thing will be fine, de Win Wenders (programado para esta segunda), e I am Michael, de Justin Kelly, projetado na última segunda (09).
[SAIBAMAIS] "Como artista plástico, uma vez fiz uma exposição em Nova York e recebi um espaço razoável nos jornais. Quando eu trouxe os mesmos trabalhos para uma galeria de Berlim, os críticos da cidade escreveram resenhas bem maiores, com muito mais espaço e bastante aprofundamento", comentou Franco segunda (09), na entrevista coletiva sobre I am Michael, no qual ele interpreta um ex-militante dos direitos dos homossexuais que virou pastor evangélico (uma história real). "Gosto da comunidade berlinense porque aqui eles levam a arte a sério, sem preconceitos, independentemente do estilo do filme que você apresenta", declarou o ator.
INFLUÊNCIAS
"James Dean, Montgomery Cliff e Marlon Brando são os meus heróis, são meu Panteão", afirmou Franco na conferência de imprensa. "Eles são influências presentes em todos os meus trabalhos", respondeu o ator ao ser questionado se havia uma referência a Brando no seu personagem em I am Michael: "O cinema é uma arte bastante comercial e alguns atores são contaminados por essa influência do mundo dos negócios. Em não chego a me incomodar com isso, mas me identifico com Brando por não usar esse tipo de critério, ser honesto comigo mesmo e procurar papéis artisticamente mais interessantes."
FIXAÇÃO
Há 15 anos, James Franco interpretou James Dean (1931-1955) em um telefilme sobre a vida do icônico astro de Juventude transviada. Em 2015, no Festival de Berlim, Dane Dehaan assume o mesmo papel em Life, de Anton Corbijn. Tanto Franco como Dehaan também foram o vilão Harry Osborn (o Duende Verde) em filmes do Homem-Aranha (respectivamente em 2007 e 2014). James Franco viveu ainda o escritor Allen Ginsberg na cinebiografia O uivo (2010). Dane Dehaan foi o melhor amigo de Ginsberg em Versos de um crime (2013). "Esse cara deve ter alguma fixação por mim", brincou Franco na entrevista coletiva de domingo.
MICHAEL
Baseado em fatos reais, ambientado em São Francisco, I am Michael retrata a vida de Michael Glatze, ativista da causa LGBT que ficou famoso por seu engajamento, mas que depois tentou mudar completamente sua imagem a ponto de tornar-se pastor evangélico. "Nos esforçamos bastante para retratar o personagem sem levar a julgamentos sobre nenhum dos dois lados", explicou James Franco, que também é produtor do filme e levou o projeto adiante por sugestão do cineasta Gus Van Sant (Milk). "Estávamos mais interessados em questões mais interiores, em decifrar o que faz uma pessoa praticamente mudar de identidade", esclarece o ator.
(O repórter viajou a convite da organização do evento)