{{channel}}
Festival de Roterdã começa nesta quarta com quatro filmes pernambucanos na programação
Dois curtas e dois longas de Pernambuco estão entre os 15 representantes do Brasil

Começa nesta quarta-feira (21), na Holanda, o Festival de Roterdã, que é um dos principais eventos cinematográficos da Europa. Na programação deste ano, há 15 filmes brasileiros (nove longas e seis curtas-metragens). Quatro deles são pernambucanos: os curtas-metragens A Copa do Mundo no Recife, de Kleber Mendonça Filho, e Sem coração, de Tião e Nara Normande; e os longas Prometo um dia deixar essa cidade, de Daniel Aragão, e Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro. Durante 12 dias, centenas de cineastas, atores e produtores estarão na cidade holandesa. A banda russa Pussy Riot tocará na próxima semana, além de apresentar um novo documentário.
Entre os brasileiros, o longa-metragem de Aragão é o único que disputa o Big Screen Award, que tem nove concorrentes (o filme Jauja, co-produção Brasil-Argentina, também concorre). Ele será projetado na mostra Bright Future, dedicada a promessas do cinema mundial que têm um "futuro brilhante". O touro, da paranaense Larissa Figueiredo, e Ela volta na quinta, do mineiro André Novais, também estão na Bright Future, mas não no Big Screen Award. Ventos de agosto está na seção Spectrum, dedicada a destaques do ano passado em festivais internacionais.
Foi no Festival de Roterdã que o filme pernambucano O som ao redor ganhou seu primeiro prêmio e foi revelado para o mundo. Em 2015, o Brasil, entretanto, não concorre ao prêmio principal, que é o Tiger Award (o troféu Tigre). Mascaro também já participou do evento com o filme Avenida Brasília Formosa. Prometo um dia deixar essa cidade ganhou o prêmio de Melhor Atriz (para Bianca Joy) no Festival do Rio e agora fará sua estreia internacional.
[SAIBAMAIS]